Imagem ilustrativa de vacina - Getty Images
Brasil

Com falta de Coronavac, 6 capitais brasileiras suspendem imunização

As informações foram levantadas pela CNN junto às secretarias municipais de saúde, no último domingo, 2

Giovanna Gomes, sob supervisão de Thiago Lincolins Publicado em 03/05/2021, às 07h02

De acordo com um levantamento realizado pela CNN junto às secretarias municipais de saúde no último domingo, 2, ao menos seis capitais brasileiras tiveram de interromper a imunização contra a Covid-19 com a Coronavac por falta da vacina. Conforme informou o veículo, as cidades afetadas são Porto Velho (RO), Fortaleza (CE), Aracaju (SE), Recife (PE), Rio de Janeiro (RJ) e Porto Alegre (RS).

No caso da capital fluminense, a paralisação afeta a aplicação da primeira e da segunda doses do imunizante. Conforme a Secretaria Municipal de Saúde, o Rio de Janeiro mantinha uma reserva técnica, mas esta já se esgotou. Agora, com a Coronavac em falta, será necessário adiar a aplicação da segunda dose por dez dias. Somente idosos acima de 70 anos e pessoas acamadas poderão receber a segunda dose em dia.

Nas demais capitais mencionadas, há falta de vacinas para quem precisa tomar a segunda dose.

Uma nova remessa da Coronavac deve chegar a Porto Velho na próxima semana enquanto, no caso de Recife, será preciso remarcar a aplicação da dose de reforço para quem fez agendamento entre 29 de abril e 9 de maio. 

Já a Secretaria Municipal de Saúde de Aracaju, aguarda a chegada da segunda dose para estabelecer um novo cronograma para aqueles que já receberam a primeira. A vacinação com o imunizante da AstraZeneca, segue sem interrupções nesta e nas demais capitais. 

Sobre a Covid-19

De acordo com as últimas informações divulgadas pelos órgãos de saúde, atualmente, o Brasil registra 14,8 milhões de pessoas infectadas, e as mortes em decorrência da doença já chegam em 408 mil no país.  

Em 1º de dezembro de 2019, o primeiro paciente apresentava sintomas do novo coronavírus em Wuhan, epicentro da doença na China, apontou um estudo publicado na revista científica The Lancet em fevereiro deste ano.

pandemia vacina doses coronavírus covid-19 imunizante suspendem capitais falta

Leia também

Reino Unido adiciona novos sintomas da Covid-19 em lista oficial


Infecção e vacina pode gerar ‘superimunidade’, diz estudo


No Brasil, 6 estados e DF apresentam situações críticas nas UTIs


Brasil começa a discutir possibilidade de quarta dose da vacina


Uso de máscara PFF2 ou N95 passa a ser obrigatório no Ceará


Ômicron pode contribuir para que pandemia acabe mais rápido na Europa