Organização Mundial da Saúde divulgou projeção alarmante caso continente mantenha o ritmo de imunização
Fabio Previdelli Publicado em 14/12/2021, às 14h28
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), para que um país possa controlar a pandemia do novo coronavírus, é fundamental que, ao menos, 70% de sua população seja vacinada.
Porém, uma projeção alarmante feita pela entidade aponta que, caso mantenha o atual ritmo de imunização, a África só conseguirá bater tal meta em agosto de 2024. Com isso, a OMS voltou a pedir que campanhas de vacinação para “salvar muitas vidas” sejam aceleradas em todo o continente.
Segundo a AFP, até a última segunda-feira, 13, apenas 20 nações africanas haviam imunizado ao menos 10% de suas respectivas populações. Outras seis possuem uma taxa maior: 40%. Já os arquipélagos de Maurício e Seychelles foram os únicos que excederam a meta.
No ritmo atual, a OMS calcula que terá que esperar até maio de 2022 para que haja uma cobertura de 40% da população vacinada na África e 70% em agosto de 2024", informou a OMS em um comunicado oficial.
Mas podemos salvar muitas vidas ainda se acelerarmos o ritmo da vacinação no início de 2022", prosseguiu a diretora da entidade Matshidiso Moeti.
Na semana passada, a OMS-África destacou que houve um aumento de 83% dos casos de covid-19, impulsionados pela variante ômicron, que foi identificada pela primeira vez na África do Sul, no final do mês passado.
Reino Unido adiciona novos sintomas da Covid-19 em lista oficial
Infecção e vacina pode gerar ‘superimunidade’, diz estudo
No Brasil, 6 estados e DF apresentam situações críticas nas UTIs
Brasil começa a discutir possibilidade de quarta dose da vacina
Uso de máscara PFF2 ou N95 passa a ser obrigatório no Ceará
Ômicron pode contribuir para que pandemia acabe mais rápido na Europa