Saiba quais clássicos da literatura internacional quase foram conhecidos por títulos diferentes
Redação Publicado em 19/05/2023, às 19h00
Dar título a uma obra não é uma tarefa fácil, sendo que um autor pode mudar de ideia milhões de vezes antes de um livro ser publicado. Isso é tão comum que até autores prestigiados acabam decidindo mudar de caminho antes de suas grandes obras conhecerem o mundo.
Seja com Bram Stocker, Jane Austen ou Liev Tolstói, vários livros que são extremamente famosos hoje quase receberam um nome diferente. E se você quer conhecer um pouco mais sobre a história deles, nós selecionamos 10 clássicos que quase tiveram outro nome.
E se você quiser conhecer essas obras de pertinho, todas elas estão em oferta na Book Friday da Amazon! Clique aqui para saber mais sobre o evento.
1. O Grande Gatsby, de F. Scott Fitzgerald (2022) - https://amzn.to/42Qafel
A obra clássica de F. Scott Fitzgerald quase não levou o nome em referência ao personagem Jay Gatsby. Isso porque o autor quase optou por homenagear um personagem da obra Satíricon, do prosador romano Petrônio, nomeando seu livro como "Timálquio de West Egg".
2. Drácula, de Bram Stocker (2018) - https://amzn.to/3OqMhST
O Conde Drácula é um dos vampiros mais famosos da cultura pop, mas sabia que ele quase se chamou Wampyr? Bram Stocker não somente mudou o nome do personagem, mas também trocou o título de sua obra consagrada, que antes se chamaria "O morto não-morto".
3. Alice no País das Maravilhas, de Lewis Carroll (2019) - https://amzn.to/3WmhaJP
Você sabia que o mundo mágico pela qual a Alice entra na toca do coelho quase não apareceu no título desse grande clássico? Isso porque Lewis Carroll foi bem indeciso quanto ao título, que teve vários outros nomes provisórios durante sua produção. Entre eles estão: "As aventuras de Alice no subterrâneo", "Alice entre as fadas" e "A hora dourada de Alice".
4. O amante de Lady Chatterley, de D. H. Lawrence (2010) - https://amzn.to/3WmIQ1x
O nome de Constance Chatterley quase não apareceu no título do grande clássico de D. H. Lawrence. Isso porque muito antes do livro ser entitulado como "O amante de Lady Chatterley", ele quase foi nomeado como "Ternura".
5. David Copperfield, de Charles Dickens (2018) - https://amzn.to/3WmIQ1x
O clássico autor britânico Charles Dickens também ficou indeciso na hora de nomear sua obra "David Copperfield". Isso porque o livro teve vários títulos provisórios como "As diversões de Mag" e "As revelações de Copperfield". Mas por fim, ele decidiu entitular sua obra com o nome do personagem principal.
6. 1984, de George Orwell (2022) - https://amzn.to/3BGXOpn
Conhecido por suas ficções cheias de críticas sociais, George Orwell também entra na lista de autores indecisos quando ele deu outro título provisório para seu grande clássico 1984. O livro quase se chamou "O último homem na Europa", mas foi o seu editor que lhe convenceu a mudar o nome pois considerava o título "comercial demais".
7. Guerra e Paz, de Liev Tolstói (2017) - https://amzn.to/3IqGGIi
O grande autor russo Liev Tolstói também quase nomeou o clássico "Guerra e Paz" de maneira diferente. Isso porque a obra tinha outros títulos provisórios como "Tudo está bem quando termina bem" ou "O ano de 1805".
8. Orgulho e Preconceito, de Jane Austen (2019) - https://amzn.to/3MIHyuw
Entre os inúmeros romances famosos de Jane Austen, "Orgulho e Preconceito" também quase ganhou um nome diferente, já que seu título provisório "Primeiras Impressões" quase foi escolhido para lançar essa grande clássico no mundo.
9. A ilha do tesouro, de Robert Louis Stevenson (2019) - https://amzn.to/3Wnrsty
Em mais um caso onde o editor trocou o título de uma obra, o livro de Robert Louis Stevenson "A ilha do tesouro" foi originalmente entitulado como "O cozinheiro do mar". Mas o nome foi editado para que o título atraisse os jovens leitores a comprá-lo.
10. A Máquina do Tempo, de H. G. Wells (2021) - https://amzn.to/41QIC3O
O livro que definiu o que conhecemos como viagens no tempo na cultura pop atual quase recebeu outro título. Isso porque H. G. Wells quase o lançou "A Máquina do Tempo" com o nome "Os argonautas crônicos".
15 Romances Históricos em oferta na Book Friday 2023
Edições de bolso: 13 livros clássicos para ter em sua coleção
14 livros para quem deseja aprender mais sobre a história do Brasil
Agatha Christie: 23 livros da Rainha do Crime em oferta na Book Friday
Karl Marx, Rita Lee e mais: 15 biografias em oferta na Book Friday 2023
8 boxes de sucesso para você aproveitar o último dia da Book Friday