Aventuras na História - Arquivo Aventuras

O que significam os termos "opus" e "rapsódia"?

O que significam os termos "opus" e "rapsódia"?

Mário Araujo Publicado em 01/10/2005, às 00h00 - Atualizado em 23/10/2017, às 16h36

O que significam os termos "opus" e "rapsódia"?

Kahled Hussaim,

Barueri - SP

Na linguagem musical, a palavra latina “opus” (obra) é utilizada para registrar e classificar peças musicais, quaisquer que sejam elas. A cada composição atribui-se um número de opus que obedece a uma ordem cronológica. Dessa forma, quanto maior for o número, mais tarde a obra foi composta. “Por meio dele é possível identificar, dentro da obra de um compositor, o período em que determinada peça foi criada”, afirma o maestro paulista Jean Reis. Esse tipo de classificação surgiu em meados do século 16, mas seu uso só se intensificou no século 17, quando as editoras venezianas passaram a utilizá-la.

Já o termo “rapsódia” aparece com o Romantismo, no século 19, e é utilizado para classificar as composições que não seguem uma estrutura fixa. Nesse estilo de composição, a emoção criativa é usada para transformar sentimentos em música. “No período Clássico da literatura, havia o soneto, uma forma rígida de composição. No Romantismo, o poema perdeu a forma fixa, mas manteve o ritmo, os versos, as idéias – a essa liberdade poética podemos chamar de rapsódia”, diz Jean. Dentre os autores que utilizaram a rapsódia, se destacam o precursor Beethoven e George Gershwin – autor de Rhapsody in Blue.

 

Curiosidades

A nomenclatura WoO – abreviatura de “Werk ohne Opuszahl” (obra sem número de opus) – é geralmente utilizada para as obras que nunca foram publicadas ou catalogadas pelo compositor ou organizador. Beethoven, por exemplo, tem cerca de 200 obras numeradas com WoO.

Acervo

Leia também

Oswaldo Aranha: O brasileiro que presidiu a assembleia que determinou a partilha da Palestina


Quando enganar o outro virou “conto do vigário”?


Otan x Pacto de Varsóvia: Mundo já esteve refém de suas trocas de ameaças


10 particularidades sobre a Guerra do Paraguai


Georgi Zhukov: o homem que liderou as batalhas mais importantes da URSS na Segunda Guerra


Liberdade, Igualdade, Fraternidade: Há 230 anos, era aprovada a Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão