Africa - Arquivo Aventuras

Livros contam a realidade atual do continente africano

Livros contam a realidade atual do continente africano

da redação Publicado em 27/09/2011, às 19h23 - Atualizado em 23/10/2017, às 16h36

p>O continente africano nunca sai de pauta. As notícias mais recentes focam principalmente a Somália, que vive grande crise causada pela fome, doenças e guerra civil.

O país vive em guerra desde 1991, dividido entre senhores tribais, milícias islâmicas e outros grupos armados. Com anos de seca, em 2011 o país chegou a uma grave crise humanitária, com 750 mil pessoas correndo risco de morte. Além disso, há 13,3 milhões de pessoas na Somália, no Quênia, na Etiópia e no Djibuti em situação de fome extrema.

Dois lançamentos são uma boa pedida para conhecer mais sobre a realidade de outros países africanos e entender amplamente a situação do continente.

Sob o Olhar do Leão, de Maaza Mengiste, lançado pela Editora Record, apesar de ser um romance, ilustra com propriedade a história recente da Etiópia, que mergulhou em um caos após o golpe de estado contra o imperador Hailé Selassié. A história conta a viagem de uma família que foge da guerra civil nos anos 1970 e encarna a miséria e sofrimento de um dos países mais pobres do mundo.



Candongueiro - Viver e viajar pela África, também da Editora Record, é um relato de viagem pessoal do jornalista João Fellet. Quando foi trabalhar em Angola, Fellet viajou pela continente, da África do Sul ao Egito. No livro, um diário de bordo, conta suas experiências, tanto apuros quanto momentos sublimes. O nome candongueiro se refere a pequenas vans que são o meio de transporte mais conhecidos e usados pela população.



Outro livro, dessa vez uma história em quadrinho, conta um pouco da realidade da Costa do Marfim. De Marguerite Abouet e Clément Oubrerie, Aya de Yopougon (Editora LP&M) narra a história de três meninas adolescentes que vivem no país em 1978, bem antes da guerra civil que começou em 2002 e até hoje degrada a região. É uma boa maneira de contrastar momentos históricos.

Acervo

Leia também

Oswaldo Aranha: O brasileiro que presidiu a assembleia que determinou a partilha da Palestina


Quando enganar o outro virou “conto do vigário”?


Otan x Pacto de Varsóvia: Mundo já esteve refém de suas trocas de ameaças


10 particularidades sobre a Guerra do Paraguai


Georgi Zhukov: o homem que liderou as batalhas mais importantes da URSS na Segunda Guerra


Liberdade, Igualdade, Fraternidade: Há 230 anos, era aprovada a Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão