Algumas expansões que trouxeram novos recursos para séries de sucesso
01/09/2007 00h00 Publicado em 01/09/2007, às 00h00 - Atualizado em 23/10/2017, às 16h36
Jogos bons nunca permanecem muito tempo sozinhos. Ou seja, pouco tempo depois, já rolam expansões, jogos que são “mais do mesmo”, mas que vêm para corrigir falhas que não puderam ser aparadas durante o jogo original, ou ainda para saciar a comunidade de jogadores com mecânicas mais sofisticadas. F.O.
PÁRA-QUEDISTA
Medal of Honor: Airborne
PC, X360, PS3
A série de ação Medal of Honor dispensa apresentações, como prova este 11º game. Desta vez, você incorpora um pára-quedista da 82ª. Além de lutar na Normandia, você também enfrenta os “chucrutes” em cenários na Itália, Holanda e Alemanha. A sacada: agora você é despejado num lugar qualquer do mapa e precisa cumprir suas missões sem que haja um “roteiro” predeterminado pelo jogo.
SEGUNDA GUERRA
Hearts of Iron: Anthology
PC
Os maníacos da Paradox Interactive resolveram criar um game em que o microgerenciamento de unidades chegou às raias da loucura: Hearts of Iron. Apenas para dar uma idéia, você pode jogar a Segunda Guerra comandando qualquer nação do planeta, incluindo “potências” como Butão ou Equador. Quer jogar com o Brasil? Então, seus generais serão Mascarenhas de Moraes e Zenóbio da Costa (sentiu o nível de detalhe da coisa?)! A coleção vem com Hearts of Iron, Hearts of Iron II e Hearts of Iron II: Doomsday.
DESTAQUE
Civilization 4: Beyond the Sword
PC
Civilization 4 é, seguramente, o melhor jogo de estratégia em turnos da atualidade. E esta expansão conseguiu a proeza de melhorar o que já era muito bom. Em resumo, você constrói um império que se estende desde a Pré-história até o futuro próximo. Só que, nesta expansão, você pode lançar mão de novos recursos para atingir a vitória. O mais impactante deles é a espionagem, que inclui desde coletar informações sobre o que o inimigo produz até sabotar suas estradas e recursos. A inteligência artificial também veio realmente envenenada nesta expansão. Experimente deixar uma cidade de fronteira pouco defendida e, em poucos turnos, você terá uma amarga surpresa.
IDADE MÉDIA
Medieval Total War II: Kingdoms
PC
A novidade desta expansão são os combates entre europeus da baixa Idade Média e povos “pagãos”: espanhóis x indígenas, cavaleiros teutões x eslavos e, claro, cristãos x muçulmanos.
Oswaldo Aranha: O brasileiro que presidiu a assembleia que determinou a partilha da Palestina
Quando enganar o outro virou “conto do vigário”?
Otan x Pacto de Varsóvia: Mundo já esteve refém de suas trocas de ameaças
10 particularidades sobre a Guerra do Paraguai
Georgi Zhukov: o homem que liderou as batalhas mais importantes da URSS na Segunda Guerra
Liberdade, Igualdade, Fraternidade: Há 230 anos, era aprovada a Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão