Falecido em 2022, Mikhail Gorbachev tem sua trajetória marcada por importantes acontecimentos históricos
O seu nome é um marco no término da guerra fria e na independência de muitas nações que faziam parte da Antiga União Soviética, assim como a abertura do bloco soviético ao mundo ocidental.
Mikhail Gorbachev, incapaz de conter os protestos contra o comunismo soviética e as fortes correntes independentistas que surgiam nos finais da década de 80 do século XX o que culminou com a desintegração do bloco de leste.
A sua carreira política, todavia, teve outro enfoque em 1985. Foi quando se tornou secretário-geral do Partido Comunista Soviético, começando com uma série de reformas econômicas e sociais, assim como atribuindo maior liberdade aos veículos de comunicação social. Contudo, foi essa liberdade que deu força à luta pela independência de várias repúblicas soviéticas.
Dentro da política interna, implementou a glasnost, que significa transparência, política que aumentava as liberdades de expressão e imprensa e a perestroika, que significa reestruturação, política que objetiva pretendia descentralizar a tomada de decisões no âmbito econômico, com o propósito de aumentar a eficiência econômica.
No panorama político russo, foi uma figura controversa, uma vez que têm nele a figura que desmoronou a União Russa e a fez declinar em importância tanto política como econômica.
No entanto, para o exterior foi considerado uma das figuras mais importantes do século XX, tendo recebido inúmeros prêmios, inclusive um Nobel da Paz pelo seu papel no término da Guerra Fria.
* Prof. Dr. Fabiano de Abreu Agrela Rodrigues é PhD em Neurociências, Mestre em Psicanálise, Doutor e Mestre em Ciências da Saúde nas áreas de Psicologia e Neurociências com formações também em neuropsicologia, licenciatura em biologia e em história, tecnólogo em antropologia, pós graduado em Programação Neurolinguística, Neuroplasticidade, Inteligência Artificial, Neurociência aplicada à Aprendizagem, Psicologia Existencial Humanista e Fenomenológica, MBA, autorrealização, propósito e sentido, Filosofia, Jornalismo, Programação em Python e formação profissional em Nutrição Clínica. Atualmente, é diretor do Centro de Pesquisas e Análises Heráclito; Chefe do Departamento de Ciências e Tecnologia da Logos University International, diretor da MF Press Global, membro da Sociedade Brasileira de Neurociências e da Society for Neuroscience, maior sociedade de neurociências do mundo, nos Estados Unidos. Membro da Mensa International, Intertel e Triple Nine Society (TNS), associações e sociedade de pessoas de alto QI, esta última TNS, a mais restrita do mundo; membro-sócio da APBE - Associação Portuguesa de Biologia Evolutiva.