Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Beatles

'Yesterday': Paul McCartney revela inspiração para trecho de hit dos Beatles

Quase 60 anos após sucesso absoluto dos Beatles, Paul McCartney relembrou momento que inspirou trecho da canção: 'Me senti muito envergonhado'

Fabio Previdelli
por Fabio Previdelli
[email protected]

Publicado em 27/02/2024, às 09h14

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Paul McCartney durante apresentação de Yesterday - Reprodução/Video/YouTube/Beatles
Paul McCartney durante apresentação de Yesterday - Reprodução/Video/YouTube/Beatles

Gravada em 1965 para o álbum Help!, Yesterday é o single número 1 dos Beatles. Não por acaso, segundo o Guinness World Records, a canção é a mais transmitida em rádios por todo o mundo: com seis milhões de emissões apenas nos Estados Unidos. 

+ O motivo pelo qual John Lennon e Paul McCartney não gostavam de Muhammad Ali

Quase 60 anos depois de seu lançamento, o lendário Paul McCartney fez uma revelação sobre a inspiração por trás de trecho da canção em um episódio de seu podcast 'A Life in Lyrics'. 

A frase é questão é 'I said something wrong, no I long for yesterday' (ou 'Eu disse algo errado, agora anseio pelo dia de ontem', em tradução livre). Mas, afinal, qual o motivo por trás do arrependimento de McCartney?

Significado revelado

Segundo Paul, o significado da frase foi inspirado pelo sentimento de "me sentir muito envergonhado porque envergonhei minha mãe". Esse sentimento aconteceu por ele ter zombado do sotaque "elegante" que Mary McCartney tinha. 

"Às vezes, é apenas olhando para trás que você pode apreciar isso. Lembro-me muito claramente de um dia ter me sentido muito sem graça porque envergonhei minha mãe", começa o ex-Beatle. 

Estávamos no quintal e ela falou de um jeito chique. Ela era de origem irlandesa e era enfermeira, por isso [seu jeito de falar] estava acima do nível das ruas. Então, ela tinha isso a seu favor e falava de um jeito que achávamos um pouco chique. E era um pouco galês também — ela tinha contatos, sua tia Dilys era galesa", contextualiza. 

Sobre o momento específico, repercute o NY Post, Paul detalha que zombou de sua mãe pela maneira como ela pronunciava a palavra 'ask' ('perguntar' em português). 

Um dia, enquanto Paul e Mary estavam no quintal, "eu sei que ela disse algo como: 'Paul, você pode perguntar a ele se ele vai...'", lembra o músico. "Eu falei: 'Arsk! Arsk! É ask, mãe!'. E ela ficou um pouco envergonhada. Lembro-me de ter pensado mais tarde: 'Deus, gostaria de nunca ter dito isso'. E isso ficou comigo. Depois que ela morreu eu pensei 'Ah, merda, eu realmente queria…'."

Outra inspiração

Conforme recorda o portal Tenho Mais Discos Que Amigos, outro trecho de Yesterday já teve seu pano de fundo revelado segundo o livro The Lyrics. Vale ressaltar que o hit dos Beatles foi escrito por Paul quase uma década depois da morte de Mary, quando ele tinha apenas 22 anos. Na obra, McCartney detalha que sua mãe, que foi vítima de câncer, também inspirou outros versos: 

"Toda vez que chego no trecho 'I’m not half the man I used to be' ['Eu não sou metade do homem que eu costumava ser'], eu lembro que tinha perdido minha mãe cerca de oito anos antes. Já me sugeriram que essa seria uma música sobre perder minha mãe, e eu sempre respondi que 'Não, acredito que não'. Mas, sabe, quanto mais eu penso sobre – 'Why she had to go I don’t know, she wouldn’t say' ['Por que ela teve de partir eu não sei, ela não dizia'] – eu posso ver que isso pode ter sido parte do pano de fundo, da inconsciência por trás dessa música no fim das contas".