Famoso por seu livro "Os Versos Satânicos", Rushdie contou ter previsto ataque em 2022 que o fez perder o olho; confira!
O autor Salman Rushdie, famoso por seu livro "Os Versos Satânicos", concedeu uma entrevista ao programa "60 Minutes" da CBS, a primeira vez que ele se pronunciou publicamente desde o ataque que sofreu em 2022.
+'Versos Satânicos': Por que o livro de Salman Rushdie enfureceu tantas pessoas?
Durante a conversa, Rushdie revelou ter tido uma "premonição" dois dias antes do incidente. Em um sonho, ele se viu sendo esfaqueado em um anfiteatro, o que o levou a expressar à sua esposa, Eliza, o receio de participar do evento na Chautauqua Institution, no estado de Nova York.
Confesso que às vezes imaginei meu assassino surgindo em algum fórum público e vindo atrás de mim exatamente dessa maneira. Então, meu primeiro pensamento quando vi essa forma assassina correndo em minha direção foi: 'Então é você'", disse o autor.
O ataque foi perpetrado por Hadi Matar, um jovem de 24 anos, que desferiu 10 facadas no autor. Como resultado da agressão, Rushdieperdeu a visão de um olho.
Um dos cirurgiões que salvou minha vida me disse: 'Você teve muito azar e depois teve muita sorte'. Eu disse: 'Qual é a parte da sorte?' e ele disse 'Bem, a parte da sorte é que o homem que atacou você não tinha ideia de como matar um homem com uma faca'", lembrou.
De acordo com a Rolling Stone Brasil, apesar do trauma, Rushdie demonstra resiliência e segue em frente. Ele está finalizando um livro intitulado "Knife: Meditations After an Attempted Murder", que narrará a experiência do ataque e suas reflexões sobre o ocorrido. Confira a entrevista completa: