O principal rio que abastece a capital do Rio Grande do Sul atingiu a marca dos 4,70 metros, o maior índice dos últimos oito dias
Publicado em 11/05/2024, às 12h27
Na manhã deste sábado, 11, o nível do Rio Guaíba, em Porto Alegre, subiu 10 centímetros em menos de duas horas. Segundo uma medição feita às 9h45 pela Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) no Cais Mauá, a via fluvial atingiu a marca dos 4,70 metros.
+ Tragédia: Como foi a grande enchente de 1941 que afetou o Rio Grande do Sul?
Conforme repercutido pelo jornal O Globo, às 5h de hoje, o nível do Guaíba caiu para 4,60 metros, o menor índice dos últimos oito dias. Durante a manhã, ele se manteve constante, registrando uma queda de apenas um centímetro às 7h e voltando ao nível inicial de 4,60 metros às 8h.
Nas redes sociais, a Defesa Civil do Rio Grande do Sul emitiu um aviso sobre chuvas intensas e persistentes, alertando para o risco de inundações e descargas elétricas até as 18h deste sábado.
O nível atual das águas está significativamente acima da cota de inundação, ultrapassada na semana passada. Desde então, a cidade enfrenta uma situação semelhante a uma zona de guerra, com praticamente todos os bairros sem acesso à eletricidade, internet, suprimentos e água.
Desde a terça-feira, 7, a prefeitura conseguiu restabelecer o funcionamento de algumas estações de tratamento que fornecem água à capital. Nesse dia, o serviço foi retomado nas instalações de São João e Menino de Deus.
Como a cidade submersa desde a semana anterior, um alerta de “inundação severa” está em vigor devido à estabilização do nível do Rio Guaíba em torno de 5,3 metros.