Javier Milei realizou alterações em um decreto que impedia o presidente da Argentina de nomear membros da família para cargos políticos; entenda!
Javier Milei, o novo presidente da Argentina, publicou nesta segunda-feira, 11, um novo texto para um decreto vigente há anos de combate ao nepotismo (prática que ocorre quando um agente público usa de seu poder e influência para contratar parentes).
Agora, a alteração não mais impede o chefe de Estado argentino de realizar ações nepotistas. Simultaneamente, Milei nomeou sua própria irmã, Karina, para o cargo de secretária-geral da presidência.
Conforme repercutiu o UOL, quem assume esse trabalho é encarregado de ajudar o presidente a desenvolver políticas públicas e cerimônias protocolares, entre outras tarefas.
Economista até então pouco conhecido, Javier Milei venceu as eleições presidenciais deste ano na Argentina, assumindo a presidência no último domingo, 10. Ele chamou a atenção durante o período eleitoral com falas excêntricas e, por vezes, moralmente questionáveis.
Uma de suas declarações mais controversas, por exemplo, foi em resposta a uma pergunta sobre venda de crianças: "A resposta depende de quais termos você está pensando, talvez daqui a 200 anos isso possa ser debatido", afirmou ele na ocasião.