Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Cidade de Davi

Pesquisadores relacionam descobertas na Cidade de Davi a evento bíblico

Resultados de escavação desafiam as concepções estabelecidas sobre a expansão de Jerusalém durante os reinados dos reis de Judá

Redação Publicado em 03/05/2024, às 12h10 - Atualizado em 07/05/2024, às 18h49

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Representação da Cidade de Davi - Divulgação/Leonardo Gurvitz/Arquivo da Cidade de Davi
Representação da Cidade de Davi - Divulgação/Leonardo Gurvitz/Arquivo da Cidade de Davi

A Autoridade de Antiguidades de Israel, em ação conjunta com a Universidade de Tel Aviv e o Instituto Weizmann de Ciência, conduziu recentemente escavações que vinculam um evento bíblico a achados arqueológicos na Cidade de Davi, em Jerusalém.

Publicados na revista PNAS, os resultados da escavação desafiam as concepções estabelecidas sobre o desenvolvimento de Jerusalém durante os reinados dos reis de Judá, especialmente durante os períodos de Davi e Salomão e além.

Várias estruturas foram datadas com precisão pelos pesquisadores, incluindo as muralhas da cidade e projetos de construção real, os quais estão associados à expansão de Jerusalém para o oeste. Essa ampliação se deu durante o reinado do rei Ezequias, cerca de 2.700 anos atrás.

Anteriormente, se presumia que a expansão da cidade teria ocorrido devido à chegada de refugiados após o exílio assírio. No entanto, as novas descobertas sugerem que a cidade se expandiu em direção ao Monte Sião ainda no século 9 a.C., durante o reinado do rei Jeoás, aproximadamente 100 anos antes do período de exílio assírio.

À luz disso, a nova pesquisa nos ensina que a expansão de Jerusalém é resultado do crescimento demográfico interno da Judeia e do estabelecimento de sistemas políticos e econômicos", declarou o professor Yuval Gadot, do Departamento de Arqueologia da Universidade de Tel Aviv, segundo o portal Heritage Daily.

Muro de Jerusalém

Os pesquisadores acreditavam que o muro de Jerusalém nas encostas orientais da cidade de Davi havia sido construído por Ezequias, rei de Judá. Mas, de acordo com a fonte, as recentes escavações revelaram que a construção data, na verdade, do reinado do rei Uzias, o qual é descrito em uma passagem da bíblia que diz: "E Uzias construiu torres em Jerusalém... e os fortaleceu" (2 Crônicas 26:9).

Até agora, muitos pesquisadores presumiram que o muro teria sido construído por Ezequias durante sua rebelião contra Senaqueribe (rei da Assíria), a fim de defender Jerusalém durante o cerco assírio. Agora é evidente que o muro na parte oriental da Cidade de Davi, foi construído anteriormente e como parte da construção da cidade durante o reinado do rei Uzias", concluiu o pesquisador.

+ Confira aqui o estudo completo.