Neste sábado, 11, erupções solares provocaram fenômeno nos céus do norte da Europa e sul do Chile e da Argentina; veja imagens da explosão!
A Nasa divulgou imagens das erupções solares que provocaram as auroras boreais incomuns no Hemisfério Norte e raras auroras austrais no Hemisfério Sul, que puderam ser vistas no norte da Europa e sul do Chile e da Argentina neste sábado, 11.
+ Astronauta na ISS captura impressionantes imagens de aurora verde do espaço
A mais poderosa tempestade solar que atingiu há Terra em mais de 20 anos aconteceu devido às explosões na superfície do Sol — o que emitiu intensas rajadas de radiação eletromagnética.
Nesta semana, o Centro de Previsão do Tempo Espacial da Administração Nacional Oceânica e Atmosférica (NOAA) emitiu um alerta sobre o aumento do risco de erupções, o que chamou a atenção de cientistas; principalmente pelo crescimento da gigantesca mancha solar AR3664.
Apesar da beleza dos céus pelo surgimento da aurora boreal, a agência de Administração Nacional Oceânica e Atmosférica dos Estados Unidos alertou que o fenômeno pode influenciar o funcionamento de redes de energia e de sistemas de comunicação via satélite.
Esta foi a primeira vez desde janeiro de 2005 que a NOAA alertou para tempestades geomagnéticas "severas". O alerta, também chamado de G4, é o segundo nível mais alto de uma escala que chega ao G5, considerado "extremo".