Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Matérias / Senna

Senna: Saiba como foi a infância do piloto brasileiro

Desde pequeno, Ayrton já mostrava entusiasmo pelo automobilismo; trajetória do piloto é retratada em nova série da Netflix

Fabio Previdelli
por Fabio Previdelli
[email protected]

Publicado em 29/11/2024, às 11h10

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Senna: ficção e realidade - Divulgação/Netflix e arquivo pessoal
Senna: ficção e realidade - Divulgação/Netflix e arquivo pessoal

Nesta sexta-feira, 29, estreou na Netflix a minissérie 'Senna'. Misturando realidade e ficção, a produção dividida em seis episódios recorda a trajetória de Ayrton Senna, desde sua infância e início no kart até se tornar um ídolo brasileiro e de sua trágica morte. 

"Ao longo de seis episódios, Senna vai mostrar, pela primeira vez, a trajetória de superação, desencontros, alegrias e tristezas de Ayrton, desbravando sua personalidade e suas relações pessoais. O ponto de partida será o começo da carreira automobilística do tricampeão de Fórmula 1, quando ele se muda para a Inglaterra para competir na Fórmula Ford, até o trágico acidente em Ímola, na Itália, durante o Grande Prêmio de San Marino", diz a sinopse. 

+ Senna: 5 coisas para saber antes de assistir à série da Netflix

Antes de assistir 'Senna', já disponível no catálogo da plataforma de streaming, relembre como foram os primeiros anos de vida de Ayrton!

As brincadeiras de Ayrton

Ayrton Senna da Silva nasceu em 21 de março de 1960, na Maternidade de São Paulo, no bairro de Cerqueira César, na capital paulista. O piloto foi o segundo entre os três filhos de Milton Guirado Theodoro da Silva e Neyde Joanna Senna da Silva

Criado ao lado de seus dois irmãos, Viviane (a mais velha) e Leonardo (o caçula), Ayrton viveu dos quatro aos 12 anos na Rua Condessa Siciliano, no Jardim São Paulo, na Zona Norte. 

Senna e seus irmãos - Acervo da Família @ASE 2024

Desde novo, Ayrton já se demonstrava um entusiasta do automobilismo, muito influenciado por seu pai, que presenteou o filho com seu primeiro kart quando ele ainda tinha apenas quatro anos. O veículo foi feito com um motor de máquina de cortar grama. 

"O que mais lembro e foi muito bacana foi quando o pai dele fez um kart. Naquela época que ninguém tinha, que são esses karts hoje de indoor, que é em embreagem centrífuga. Então, você acelera e o motor anda, que é um motor estacionário", explica Américo Bertini, que foi vizinho dos avós de Ayrton quando eles moravam no Jardim Santana, em entrevista ao G1.

E no começo, o pai dele deu esse kart para ele, e a gente andava no quintal da garagem do avô dele. Então, posso te dizer que eu andei no kart que o Senna andou pela primeira vez também", recorda. 

Segundo o site oficial de Senna, em sua infância, Ayrton também era apaixonado por outros veículos. Desde pequeno, ele adorava dirigir o carro da família, mas apenas por pequenas distâncias (em razões de segurança). "Para conseguir, ele sentava bem na ponta do banco, esticava as pernas para alcançar os pedais e enxergava por dentro da direção", diz o texto. 

Senna quando criança - Acervo da Família @ASE 2024

Ayrton também se divertia com sua bicicletinha verde e amarela, que possui uma história um tanto quando inesquecível. Afinal, certo dia, um garoto apareceu na porta da casa da família Senna alegando que Ayrton teria prometido lhe dar a bicicleta naquele fim de ano. E não é que o menino foi embora pedalando!

Mas não só de velocidade são feitas suas memória. Senna também adorava brincar com sua irmã Viviane, principalmente 'batizando' suas bonecas. Para isso, os dois cobriam um botijão de gás e colocavam uma bacia com água em cima dele. O 'altar' estava montado. 

Certa vez, em um sábado, Senna vestiu uma batina improvisada e ergueu uma 'Bíblia' com uma das mãos para batizar as bonecas da irmã. A encenação contou com a ajuda de um amigo de Ayrton, que segurava uma vela e fazia o papel de 'coroinha'. 

O início no kart

Velocidade e Ayrton sempre foram sinônimos. Afinal, o menino sempre parecia fazer tudo correndo. Na escola, fazia questão de prestar bastante atenção nas aulas para não ter que 'perder' muito tempo estudando em casa. Sobrava mais para aproveitar realizando outras atividades. 

Aos nove anos, recorda a Folha de S. Paulo, Sennajá conduzia jipes pelas estradas dentro das propriedades rurais de seu pai. Dentro de casa, passava seu tempo em frente a televisão assistindo ao desenho Speed Racer, sobre um piloto de corridas.

Senna com seu kart - Acervo da Família @ASE 2024

Marina Rey Rachas, antiga vizinha do piloto e atual proprietária da casa onde ele morou, recorda a paixão pelo automobilismo que ele mantinha desde pequeno. "A lembrança mais forte de quando era vizinha dele é do barulho que a gente escutava de kart. O barulho está gravado não só nos ouvidos como também na memória. Final de semana ele corria, corria, corria, corria a manhã inteira de kart, e sempre instruído pelo seu pai, Milton. Ninguém dormia", disse ao G1.

Ayrton Senna começou a competir nas provas de kart logo quando fez 13 anos, com sua vitória acontecendo logo em sua primeira corrida, em julho de 1973, no Kartódromo de Interlagos. 

Ayrton era um verdadeiro prodígio já na juventude - Wikimedia Commons, sob licença Creative Commons

O menino levou seu primeiro Campeonato Sul-Americano de Kart em 1977 — conquistando-o novamente três anos depois. Ayrton também foi tricampeão brasileiro de kart (1978, 1979 e 1980), bicampeão paulista (1974 e 1976) e duas vezes vice-campeão mundial de kart (em 1979, quando empatou com pontos com o campeão, e em 1980). 

"Lembro que o Senna andava aqui de kart. Tem a lembrança de quando era pequeno. A brincadeira deles era aqui. Depois que ele mudou, eu só o via pela televisão. O menino que andava de kart se tornou um campeão. A vida da gente é uma incógnita. Você pequeno não sabe o que vai ser. Adorava as corridas dele. Depois que ele faleceu, nunca mais assisti à Fórmula 1, nunca mais", finaliza Tereza Martinez, outra vizinha de Senna.