Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Matérias / Van Gogh

O simbolismo e significado por trás dos 'Girassóis' de van Gogh

Parte importante da trajetória de Vincent van Gogh na história da arte são suas representações de girassóis; entenda o simbolismo por trás da flor!

Éric Moreira
por Éric Moreira

Publicado em 04/07/2025, às 12h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Autorretrato de Vincent van Gogh com pintura de girassóis ao fundo - Domínio Público
Autorretrato de Vincent van Gogh com pintura de girassóis ao fundo - Domínio Público

Um dos maiores nomes da história da arte, Vincent van Gogh foi eternizado por obras como 'A Noite Estrelada', 'Os Comedores de Batata' e, é claro, por seus famosos girassóis. "O girassol é meu", escreveu ele certa vez, revelando o desejo de ser associado à planta — o que ele certamente conseguiu.

Certamente a pintura mais conhecida sobre a flor é a obra 'Girassóis', que está na National Gallery de Londres; porém, o que nem todos sabem é que o artista ainda pintou outras 10 telas sobre essas flores.

As quatro primeiras foram de uma série de telas pintadas em Paris, em 1887; o segundo lote, também com quatro telas, foi criado em menos de uma semana, após van Gogh se mudar para Arles, no sul da França, em 1888; por fim, no início de 1889, ele fez cópias de três composições do ano anterior.

Duas pinturas de van Gogh representando girassóis / Crédito: Getty Images

Segundo a BBC, as versões mais famosas, de 1888, foram pintadas durante um turbilhão de confiança e alegria, "com o entusiasmo de um marselhesa comendo bouillabaisse", conforme o próprio van Gogh escreveu em cartas. No entanto, ele nunca deixou exatamente claro o que essas flores significavam, de fato, para ele.

Girassóis de van Gogh

Algumas pessoas especulam que a escolha dos girassóis tenha sido para experimentar combinações de cores, especialmente os diferentes tons de amarelo, por van Gogh. Porém, é inegável que o artista tinha algum vínculo com a flor, tanto que ele a utilizou para decorar uma casa que um colega pintor, Paul Gauguin, iria morar.

Gauguin, vale mencionar, era um dos poucos amigos de van Gogh, sendo também um admirador das pinturas anteriores de girassóis que ele criou. Por isso, também há quem especule que, para van Gogh, as flores poderiam personificar as esperanças irreprimíveis que tinha por solidariedade e amizade.

Infelizmente, a história com Gauguin teve um desfecho triste para o pintor neerlandês, com uma discussão entre os dois homens. Gauguin deixou van Gogh apenas dois meses após ir para Arles, enquanto van Gogh teve um declínio em sua saúde mental e morreu não muito depois, aos 37 anos, antes mesmo de ficar famoso por suas obras.

Pintura de Paul Gauguin representando van Gogh pintando girassóis / Crédito: Getty Images

Foi somente no início do século 20 que as pinturas de van Gogh começaram a conquistar o status de obras cultas. Em 1920, a escritora Katherine Mansfield observou que as "flores amarelas, transbordando de sol, em um caso" inspiraram seu despertar criativo. Já em 1923, o crítico Roger Fry descreveu os Girassóis de van Gogh como "um dos sucessos triunfantes daquele ano", expondo "exuberância, vitalidade e veemência de ataque supremas" do artista.

"Para van Gogh, o girassol personifica sua ideia do Sul", afirma à BBC Julien Domercq, curador de uma exposição sobre o artista na Royal Academy, em Londres. Inclusive, ele destaca o conhecimento cultural que o neerlandês tinha ao representar as flores: "Ele as retrata seguindo uma grande tradição holandesa: essas flores murchando e morrendo... as flores que ainda olham para o céu, e depois aquelas que murcham lentamente, ficando mais amarronzadas, e então é realmente uma meditação sobre a passagem do tempo".

Simbolismo pela história

Ao longo da história, os girassóis já foram envolvidos em vários simbolismos, ideias e associações, e van Gogh certamente não foi o primeiro artista obcecado por eles. Outros grandes nomes da história da arte, como Sir Anthony van Dyck, Maria van Oosterwyck, William Blake,Oscar Wilde, Dorothea Tanning, Paul Nash e Allen Ginsberg, também foram fortemente influenciados pela flor.

Antes de mais nada, é importante mencionar que o girassol é uma planta relativamente nova para os europeus, sendo nativo das Américas e introduzido no "Velho Mundo" somente após as explorações de Colombo e a colonização europeia, no século 16. Mas após serem cultivados e propagados pela Europa, eles intrigaram muita gente pelo fato de, quando imaturos, moverem suas faces para "seguir" o sol.

Isso levou a, em 1568, o botânico italiano Giacomo Antonio Cortuso associar a flor a uma antiga personagem mitológica chamada Clítia. Sendo as lendas, ela se apaixonou por Apolo, o deus grego associado ao sol, e se fixou em seu movimento pelo céu, até seus pés se firmarem no chão e ela se transformar na flor.

Por isso, durante muito tempo, o mundo da arte colocou a flor como um ícone de um amor devoto; e, eventualmente, também da fidelidade religiosa. Em 1654, o poeta e dramaturgo holandês Joost van den Vondel também chegou a sugerir que o girassol poderia ser um símbolo da própria arte, pois, assim como a flor segue a direção do sol, "a arte da pintura, por inclinação inata e acesa por um fogo sagrado, segue a beleza da natureza".

Pintura de van Gogh representando quatro girassóis / Crédito: Getty Images

De qualquer forma, embora o simbolismo por trás dos girassóis tenha variado ao longo do tempo, um significado inerente à flor é a fidelidade. E é possível inclusive que van Gogh tivesse consciência de alguns desses conceitos.

Por exemplo, quando ele escreveu à irmã que suas pinturas eram "quase um grito de angústia enquanto simbolizavam a gratidão no rústico girassol", ele pode ter pensado em sua própria apreciação simples — semelhante à de um girassol — por colegas artistas como Gauguin, ou até mesmo em suas crenças religiosas devotas, seu amor romântico ou a obrigação que ele tinha com a arte da pintura.

De qualquer forma, embora ainda seja pauta para muito debate o significado por trás dos girassóis, van Gogh certamente ficou marcado na história como um dos maiores artistas, e com alguns dos girassóis mais famosos do mundo da arte.