Em vídeo divulgado nesta sexta-feira, 22, Kate Middleton, princesa de Gales, revelou o diagnóstico de câncer; confira o que foi divulgado
Publicado em 22/03/2024, às 20h23 - Atualizado em 23/03/2024, às 11h03
Kate Middleton é um dos nomes mais comentados entre internautas na última sexta-feira, 22. Através de um vídeo publicado pelo perfil oficial da monarquia, a princesa de Gales revelou que foi diagnosticada com câncer.
A esposa do príncipe William se afastou dos holofotes em janeiro, quando foi submetida a uma cirurgia no abdômen. Com a agenda oficial cancelada, seu estado de saúde foi alvo de teorias conspiratórias nas redes sociais. Enquanto muitos se preocupavam com a saúde da nobre, outros até mesmo apontavam um suposto divórcio, que não foi confirmado.
O alvoroço em torno da princesa teve um capítulo drástico nesta sexta-feira, quando o vídeo em questão foi publicado. Na gravação, Kate explicou que descobriu o diagnóstico após passar pela cirurgia.
Em janeiro, fui submetida a uma grande cirurgia abdominal em Londres e, na época, pensava-se que minha condição não era cancerosa. A cirurgia foi bem-sucedida. No entanto, os exames após a operação revelaram a presença de câncer", afirma ela no vídeo.
Na mensagem, ela também explicou que foi aconselhada a fazer quimioterapia. "Minha equipe médica, portanto, aconselhou que eu deveria fazer uma quimioterapia preventiva e agora estou nos estágios iniciais desse tratamento", disse a nora do rei Charles III.
Ainda na declaração divulgada mundialmente, a princesa de Gales disse que ela e o esposo, o príncipe William, precisaram de tempo para explicar o diagnóstico aos filhos.
"Mas, o mais importante, levamos tempo para explicar tudo a George, Charlotte e Louis de uma forma que seja apropriada para eles, e para tranquilizá-los de que vou ficar bem", destacou Kate.
Ela também explicou que está 'cada vez mais forte' e que foca em coisas que vão ajudar a curá-la.
"Como eu disse a eles: estou bem e ficando mais forte a cada dia, me concentrando nas coisas que vão me ajudar a curar; em minha mente, corpo e espírito".
No vídeo, a princesa não informou o tipo de câncer que trata atualmente e nem onde o tratamento é realizado. Depois, o Palácio de Kensington destacou que essas informações não serão compartilhadas.
Não compartilharemos mais nenhuma informação médica particular. A princesa tem direito à privacidade médica, assim como todos nós", informou um porta-voz.
O rei Charles III, que também trata um câncer, se disse orgulhoso da nora, explicou um porta-voz.
"Sua Majestade está muito orgulhoso de Catherine pela coragem que ela demonstrou ao falar como fez", afirmou o funcionário, que destacou que o monarca está "em contato com sua nora bem-amada ao longo destas últimas semanas".
Joe Biden, presidente dos EUA, também se manifestou através de uma porta-voz. Ele desejou uma rápida recuperação para Kate.
"Todos nós soubemos da notícia terrível. Nossos pensamentos estão com a duquesa de Cambrigde e sua família. (...) "Desejamos uma recuperação total. E acredito que é importante respeitarmos a sua privacidade, especialmente neste momento", afirmou Katherine Jean-Pierre, secretária de imprensa da Casa Branca.