Conhecidas por tradições e regras, a família real britânica segue um momento mais descontraído durante a celebração do Natal
Embora o Natal não fosse a celebração favorita da princesa Diana, esposa do então príncipe Charles, durante o tempo em que conviveu com a família real britânica, as festividades do período para a realeza são marcadas por tradições antigas e curiosas.
Embora carreguem o status de celebridade ao redor do mundo, os membros da família do rei Charles III celebram o Natal de maneira descontraída. Conforme repercutido pelo The Independent, a realeza realiza anualmente um almoço no Palácio de Buckingham para os familiares. No ano passado, o episódio ocorreu no Castelo de Windsor.
Depois, eles costumam sair do Palácio de Buckingham pouco antes do Natal e viajam até a Sandringham House, a propriedade de campo da família, localizada em Norfolk. No dia 25, eles participam do culto de Natal na Igreja de Santa Maria Madalena, situada a poucos minutos de Sandringham.
Outra tradição curiosa da realeza consiste no envio de cartões de Natal. O site oficial da monarquia documenta que a finada rainha Elizabeth chegou a enviar mais de 700 no total.
Quando falamos em decoração, a família real costuma enfeitar o Marble Hall do Palácio de Buckingham com três pinheiros, um ato popularizado no século XIX através da rainha Vitória.
Já em Sandringham, revelou o ex-chef Darren McGrady ao Good Housekeeping, a família do rei conta com uma volumosa árvore de Natal e uma árvore artificial na sala de jantar.
Seguindo a tradição, a realeza costuma abrir os presentes na véspera de Natal logo após o tradicional chá da tarde e jantar de gala. No livro 'O Que Sobra', o príncipe Harry relembra o ato.
"Estávamos em Sandringham, em uma sala grande com uma mesa longa coberta com toalha branca e cartões de visita. Por costume, no início da noite, cada um de nós localizava seu lugar, ficava diante de sua pilha de presentes. Então, de repente, todos começaram a abrir ao mesmo tempo. Um vale-tudo, com dezenas de familiares falando ao mesmo tempo, puxando laços e rasgando papel de embrulho", relembrou o filho da princesa Diana.
Após o culto religioso, citado anteriormente, eles retornam para casa e almoçam. No passado, costumavam assistir a tradicional mensagem de Natal gravada pela rainha Elizabeth. Enquanto a tarde é marcada por um pitoresco passeio pelo campo, a noite é repleta de jogos de salão.
Charles Anson, ex-assessor de imprensa da rainha, comentou em uma entrevista ao veículo internacional que, enquanto as celebrações de Natal costumavam ser agitadas, marcadas por jogos, o Ano Novo era uma data de celebração mais discreta para a família real.
"[Existe] uma longa tradição de jogos de Natal e festas – e coisas como charadas sempre foram populares com a rainha – que começou durante a guerra, quando eles estavam entrincheirados em Windsor e não podiam sair por causa dos ataques aéreos", explicou Anson na entrevista.
Em entrevista repercutida pela CNN, o príncipe William já destacou a importância da data: "Reunir a família na época do Natal é sempre adorável e ver meus filhos se encontrarem com os filhos do meu primo e todos se divertirem brincando juntos é muito especial".