Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Matérias / Irmãos Menendez

Irmãos Menendez: o que esperar do documentário da Netflix após a série?

Após a polêmica estreia de "Irmãos Menendez: Assassinos dos Pais", a Netflix anunciou o lançamento de um documentário

por Thiago Lincolins
[email protected]

Publicado em 27/09/2024, às 18h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Imagem colorizada dos Irmãos Menendez - Divulgação/Netflix
Imagem colorizada dos Irmãos Menendez - Divulgação/Netflix

Mais de 30 anos após o assassinato que chocou os Estados Unidos, os nomes Lyle e Erik Menendez voltaram a ser dois dos mais comentados entre internautas após o lançamento da segunda temporada da antologia "Monstro", que revive o casal brutal. 

"Irmãos Menendez: Assassinos dos Pais", da Netflix, revive não só a noite brutal, mas também as investigações, prisões e condenações dos irmãos. Também não deixa de fora os dois lados da história. 

Cena de "Irmãos Menendez: Assassinos dos Pais" - Netflix

A acusação alegava que os irmãos mataram os pais com o intuito de herdar a fortuna da família. A defesa, por outro lado, revelou que Lyle e Erik, na verdade, sofreram abuso físico e mental por parte de José e Kitty Menendez. O assassinato, explicou eles, foi um ato desesperado de autodefesa.

Após o lançamento da produção, que mistura fato e ficção, será a vez dos próprios irmãos resgatarem o episódio brutal em um novo documentário da Netflix.

No documentário "O Caso dos Irmãos Menendez", do diretor Alejandro Hartmann, será examinado minuciosamente décadas de material relacionado ao crime e os polêmicos julgamentos.

"Cumprindo pena de prisão perpétua por matarem os próprios pais, Lyle e Erik Menendez falam neste documentário sobre o crime chocante e os julgamentos que enfrentaram", explica a sinopse da Netflix.

Quem está no documentário?

Erik e Lyle Menendez foram entrevistados para o documentário, que também apresenta novas entrevistas com sua prima, Diane Vander Molen, que apoiou as alegações de abuso dos irmãos, e a promotora Pamela Bozanich. 

Erik e Lyle Menendez - Arquivo pessoal

Pela primeira vez em quase 30 anos, e em suas próprias palavras, os irmãos relembram o julgamento que chocou os Estados Unidos.

Quando será lançado?

"O Caso dos Irmãos Menendez" estreia no catálogo da Netflix em 7 de outubro. A série dramática de true crime de Ryan Murphy sobre os irmãos, intitulada "Irmãos Menendez: Assassinos dos Pais", já está disponível na plataforma de streaming.

A polêmica será mostrada?

Logo após a estreia da série, internautas criticaram cenas que sugerem que os rapazes desenvolveram um relacionamento romântico. "Se Ryan Murphy [criador da série] quisesse fazer um show sobre irmãos gêmeos desenvolvendo um relacionamento íntimo um com o outro devido a traumas sexuais compartilhados e abuso parental, então ele deveria ter escrito uma nova história", escreveu um usuário do X, informou o programa Today.

Erik Menendez, através de sua esposa, Tammi, publicou uma declaração na qual acusou a série de ser "desonesta". 

“É triste para mim saber que a representação desonesta da Netflix sobre as tragédias que cercam nossos crimes levou as verdades dolorosas vários passos para trás – de volta no tempo para uma época em que a promotoria construiu uma narrativa baseada em um sistema de crenças de que os homens não eram abusados ​​sexualmente e que os homens vivenciavam o trauma do estupro de forma diferente das mulheres", disse ele.

Durante entrevista ao Entertainment Tonight, Ryan Murphy respondeu às críticas, destacando que Erik emitiu as suas opiniões sem ter assistido aos episódios.

Ele também se pronunciou sobre as críticas a respeito do falso incesto entre os irmãos. Murphy explicou que a produção apresenta "opiniões e teorias" de diferentes pessoas. 

 "Se você assistir à série, vai notar que ela apresenta as opiniões e teorias de muitas pessoas que estavam envolvidas no caso. Dominick Dunne escreveu vários artigos abordando essa teoria. Estamos mostrando seu ponto de vista, assim como o de Leslie Abramson. Era nossa responsabilidade apresentar todas essas perspectivas, e fizemos isso", afirmou ele.

É provável que o novo documentário não aborde as críticas, afinal, a repercussão nas redes sociais e do próprio Erik ocorreu logo após a estreia do seriado.