Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Matérias / Irmãos Menendez

Como os Irmãos Menendez foram imortalizados em um cartão colecionável

Retratados em nova série da Netflix, os irmãos Lyle e Erik Menendez foram acidentalmente registrados em um cartão colecionável

por Thiago Lincolins
[email protected]

Publicado em 26/09/2024, às 19h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
O cartão colecionável (à esqu.) e os irmãos Menendez (à dir.) - Amazon e Divulgação/Netflix
O cartão colecionável (à esqu.) e os irmãos Menendez (à dir.) - Amazon e Divulgação/Netflix

Os nomes Lyle e Erik Menendez voltaram a ser mundialmente comentados nos últimos dias com a estreia de "Irmãos Menendez: Assassinos dos Pais", segunda temporada da antologia "Monstro".

Conhecidos pelo assassinato dos pais, José e Kitty Menendez, em agosto de 1989, os irmãos encararam a acusação, que afirmava que o crime foi motivado pela herança. Eles, no entanto, alegavam que foram abusados sexualmente e emocionalmente pelos pais durante anos.

Passando por dois julgamentos, os rapazes, condenados à prisão perpétua, se tornaram assunto na mídia mundial. Assim, um fato curioso a respeito de Lyle e Erik ainda chama atenção.

Uma fotografia dos irmãos foi utilizada em um cartão colecionável de basquete da NBA Hoops de 1990-91, que retrata o jogador Mark Jackson.

Em agosto de 2018, o escritor Stephen Zerance foi um dos primeiros a identificar Lyle e Erik no canto inferior esquerdo do cartão de Jackson, explica a People.

Na ocasião, eles estavam no Madison Square Garden, em Nova York. Lyle vestia uma camisa azul abotoada enquanto Erik usa um boné dos Knicks.

Menendez
Registro do cartão colecionável - Reprodução

Na foto, é possível verificar os irmãos na lateral da quadra enquanto o esportista passa a bola para um companheiro. A data exata do jogo não está presente no cartão em questão, no entanto, estima-se que fora tirada entre novembro de 1989 e 8 de março de 1990, quando Lyle, o primogênito, foi preso. Ele se entregou três dias depois ao retornar de uma viagem a Israel.

"Estou certo de que isso continuará acontecendo," disse Zerance à SLAM em 2019, referindo-se à descoberta do cartão inusitado. "Há muitas coisas escondidas à vista de todos."

Como mencionado anteriormente, Zerance foi o primeiro a reconhecer Lyle e Erik no cartão de Jackson. "Meu amigo e eu sabíamos que os irmãos gastaram extravagantemente após receberem o seguro pela morte dos pais," disse ele à SLAM. Após a morte dos pais, os rapazes gastaram sem freio, o que chamou atenção: Rolex, roupas de luxo, restaurante e até mesmo carros. "Então percebemos que compraram ingressos para assistir aos Knicks."

Zerance encontrou o cartão em questão e logo comprou vários por cerca de 10 centavos cada. Depois, revelou a descoberta curiosa na rede social X (anteriormente Twitter).

Humor: meu cartão de basquete do Mark Jackson com aparições dos irmãos Menendez ao fundo," escreveu ele com uma foto do item.

Entretanto, foi só quando John Rosenberger postou sobre o cartão em dezembro de 2018 que a curiosidade ganhou notoriedade nacional. "O Reddit é geralmente ruim, mas outro dia descobri naquele site que os irmãos Menendez aparecem ao fundo deste cartão e isso deve ter ocorrido entre o assassinato dos pais e a prisão deles," escreveu Rosenberger.

Detalhe do cartão colecionável - Amazon

Graças aos irmãos no fundo da imagem, vendedores pedem altos valores pelo colecionável. Um vendedor do eBay atualmente solicita 1.500 dólares pelo seu exemplar.

Mark Jackson, que jogou sete temporadas pelos Knicks, comentou sobre seu cartão à ESPN em 2021. "Sempre soube disso infelizmente por causa da história envolvida," disse ele. "As pessoas reconheceram o contexto e quem estava ao fundo. Estou bem ciente disso."