Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Matérias / Better Man

Better Man: 5 coisas para saber antes de assistir ao filme sobre Robbie Williams

Filme narra a trajetória do astro pop britânico Robbie Williams de maneira inusitada: ele é um chimpanzé; confira detalhes

por Thiago Lincolins
[email protected]

Publicado em 12/03/2025, às 19h40 - Atualizado em 14/03/2025, às 09h02

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Imagens de divulgação do filme Better Man - Divulgação
Imagens de divulgação do filme Better Man - Divulgação

Um dos nomes mais conhecidos da história do pop, o astro britânico Robbie Williams tem sua trajetória narrada em uma curiosa cinebiografia. Em "Better Man", o público resgata a carreira do artista de forma inusitada: ele é representado por um chimpanzé.

"A trama acompanha sua jornada desde a infância, passando por sua experiência como o membro da boyband de sucesso Take That, até suas conquistas como artista solo recordista – enfrentando, ao longo do caminho, os desafios que a fama e o sucesso podem trazer", explica a sinopse.

Antes de assistir ao filme, que chega aos cinemas brasileiros nesta quinta-feira, 13, separamos algumas curiosidades que você precisa saber. Confira abaixo!

1. A trajetória

Ao retratar um dos nomes mais icônicos da música pop, o filme retrata diferentes passagens da trajetória de Robbie: de sua infância, em Stoke-On-Trent, até a tumultuada vida adulta. 

Com roteiro de Michael Gracey, o longa-metragem ainda mostra como os traumas refletem o modo como Williams passou a lidar com o sucesso e aqueles que o rodeavam. Assim, o longa retrata a ascensão, queda e retorno do artista.


2. Sem censura

Diferente de filmes que tentam 'suavizar' a imagem real de artistas, a produção escancara os defeitos e erros do artista. A obra cinematográfica resgata, por exemplo, os vícios em drogas e sexo do popstar. 

Também é mostrado como o artista foi irresponsável com os seus parceiros de boy band, o Take That. Robbie foi expulso do grupo como resultado de sua comportamento nada adequado. Esses momentos são narrados por ele no longa.

O chimpanzé do filme Better Man (à esqu.) e Robbie Williams (à dir.) - Divulgação e Getty Images

"[Relembrar traumas] é bem natural para mim meu jeito de falar sobre trauma e o jeito que o trauma impacta na sua saúde mental, na minha saúde mental. É como eu me socializo", explicou o cantor ao Splash, do UOL.


3. Música amada por brasileiros

"Sexed Up" uma música que ficou famosa entre os brasileiros após figurar na trilha musical da novela "Mulheres Apaixonadas", sucesso em audiência", ficou de fora do filme. 

Inclusive, o astro ficou surpreso que descobrir que a música é famosa no Brasil. "Obrigado por conhecer essa música! Deus te abençoe", afirmou ele ao Splash.


4. Oscar

Além de "Melhores Efeitos Visuais", uma grande aposta para o Oscar seria a música "Forbidden Road", composta pelo artista para a trilha sonora do longa. Entretanto, a canção, que figurava na lista de pré-indicações, acabou desclassificada em "Melhor Canção Original", informou a Variety.

Isso porque a Academia notou que a música compartilha semelhanças com "I Got a Name", música de Charles Fox e Norman Gimbel", interpretada por Jim Croce no longa-metragem "O Importante é Vencer", lançado em 1973.

Better Man
Cena de Better Man - Divulgação

Conforme informado pelo veículo, a música de Robbie "incorpora material de uma música existente que não foi escrita para o filme". Esse detalhe infringe as regras da Academia de Ciências e Artes Cinematográficas: as canções enviadas precisam ser "originais e escritas especificamente para o filme".


5. Um chimpanzé...

Quem já conferiu o trailer do filme, pode se questionar: por que Robbie Williams é retratado como um chimpanzé? Bom, Michael Gracey, diretor do filme, explicou à BBC que o filme queria fugir do formato das últimas cinebiografias lançadas.

"Houve muitos filmes biográficos musicais", detalhou Gracey à BBC. "Eu queria abordar isso com uma lente diferente". O diretor ainda que Williams costuma afirmar que se sente como um "macaco performático". Como resultado, surgiu a ideia de criar um longa "não da perspectiva de como vemos Rob, mas de como ele se vê".