Em 1916, qual Walt Disney ainda tinha apenas 15 anos, foi lançado o filme 'Branca de Neve', que inspirou diretamente clássico da animação; confira!
Publicado em 18/03/2025, às 20h00 - Atualizado em 20/03/2025, às 18h18
Nesta quinta-feira, 20, chegou aos cinemas o filme 'Branca de Neve', a mais nova adaptação da Disney de uma de suas mais clássicas animações, mas dessa vez em live action. O longa é dirigido por Mark Webb, e quem dá vida à princesa é a atriz Rachel Zegler — o elenco ainda conta com Gal Gadot como a Rainha Má.
O maior motivo para tamanha expectativa sobre o filme é que, dessa vez, a decisão da companhia foi desenvolver uma readaptação daquela que não é apenas uma de suas primeiras animações — 'A Branca de Neve e os Sete Anões', de 1937 —, como também é um dos primeiros longa-metragens animados já feitos.
Embora muitos imaginem que o novo filme é meramente uma adaptação da animação de 1937, na verdade, essa história é ainda mais antiga. Originalmente, essa narrativa vem um conto de fadas clássico e da tradição oral alemã, compilado pelos Irmãos Grimm, e publicado entre 1817 e 1822 — ou seja, mais de um século antes da animação.
Porém, 'Branca de Neve e os Sete Anões' não foi a primeira adaptação em longa-metragem dessa história.
Em 1916, 21 anos antes de Walt Disney, fora lançado o filme 'Branca de Neve', dirigido por J. Searle Dawley. O longa, inclusive, serviu como inspiração para o lendário animador criar sua própria versão, informa o site do The Walt Disney Family Museum. No filme, quem vive a protagonista a atriz Marguerite Clark, e sua principal antagonista, Dorothy Cumming.
Ainda de acordo com a instituição, esse longa, lançado na época do cinema mudo, foi vagamente inspirado na história dos Irmãos Grimm, mas principalmente em uma produção teatral de 1912, também estrelada por Marguerite Clark.
Walt Disney tinha somente 15 anos quando, em 1916, foi ao Kansas City Star para assistir a uma "festa de cinema", onde viu pela primeira vez o filme. Ele próprio se impressionou após seu primeiro contato — em parte por sua apresentação, que ocorreu no enorme Salão de Convenções da cidade, projetado em uma tela suspensa no centro do auditório, para que as pessoas pudessem assistir com clareza.
Porém, não foi apenas a apresentação que o impressionou. Conforme Walt Disney disse em entrevista anos mais tarde, o filme permaneceu em sua memória por muito tempo, e ele o considerava "uma história perfeita". Foi por isso que, em meados da década de 1930, ele decidiu que essa seria justamente a narrativa de seu primeiro longa-metragem animado.
Caso você tenha interesse em assistir à clássica versão de 'Branca de Neve' de 1916, para compará-la ao novo live action ou até à animação, está disponível gratuitamente no YouTube. Já 'Branca de Neve e os Sete Anões', de 1937, pode ser assistido no catálogo do Disney+.