Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Warren Buffett

Por que Warren Buffett não presenteia mais sua família com dinheiro no Natal?

Durante muitos anos Warren Buffet presenteou sua família com 10 mil dólares em dinheiro no Natal; entenda porque o americano parou com a tradição!

Gabriel Marin de Oliveira, sob supervisão de Giovanna Gomes Publicado em 13/12/2024, às 15h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Warren Buffett - Getty Images
Warren Buffett - Getty Images

Se você imagina que o Natal na casa de um dos homens mais ricos do mundo seja sinônimo de presentes extravagantes e joias, prepare-se para se surpreender. Warren Buffett, o lendário investidor conhecido por sua frugalidade, encontrou uma maneira única de presentear sua família durante as festas de fim de ano: ensinando-os a investir.

Inicialmente, a tradição na família Buffett era presentear grandes quantias em dinheiro. Mas ao perceber que seus familiares gastavam rapidamente os valores recebidos, o americano decidiu mudar de estratégia. Em vez de notas de cem dólares, Buffett passou a presentear ações de empresas sólidas, como a Coca-Cola e o Wells Fargo.

A ex-nora de Warren, Mary Buffett, compartilhou em entrevista ao ThinkAdvisor que essa mudança foi um marco na educação financeira da família. "Em vez de dinheiro, ele nos deu US$ 10 mil em ações de uma empresa que ele havia comprado recentemente", contou Mary. "Ele disse para vendermos ou mantermos. Eu mantive e continuou subindo."

Ao invés de proporcionar um prazer momentâneo, o bilionário estava oferecendo a seus familiares uma oportunidade de construir patrimônio a longo prazo. A cada presente, ele transmitia a importância de investir em empresas sólidas e de pensar no futuro.

Exemplo

Segundo o 'InfoMoney', a própria vida de Warren Buffett é um exemplo de como a disciplina financeira e o investimento a longo prazo podem levar à riqueza. Mesmo sendo um dos homens mais ricos do mundo, ele mantém um estilo de vida simples, dirigindo um Cadillac antigo e morando na mesma casa há décadas.

"No primeiro ano em que nos casamos, percebi: 'Warren é muito rico. Portanto, ele não quer nada'", seguiu a ex-nora ao ThinkAdvisor.

A influência de Buffett se estendeu a toda a família. Mary Buffett, por exemplo, tornou-se uma especialista em finanças pessoais e autora de diversos livros sobre investimentos. Ela atribui muito de seu conhecimento e sucesso financeiro aos ensinamentos de seu ex-sogro.