Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Ditadura

União deve indenizar preso político da ditadura; confira o valor

A 24ª Vara Federal do Rio de Janeiro determinou que a União pague quantia a preso político da ditadura como indenização por danos morais

por Giovanna Gomes
[email protected]

Publicado em 12/03/2025, às 10h23

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Ditadura militar brasileira perseguiu opositores - Domínio público
Ditadura militar brasileira perseguiu opositores - Domínio público

O economista Luiz Carlos de Sousa Santos foi reconhecido pela Justiça brasileira como vítima de perseguição, prisão e tortura durante a ditadura militar e agora deve receber da União uma indenização. A decisão partiu da 24ª Vara Federal do Rio de Janeiro, que estabeleceu o pagamento por danos morais no valor de R$ 60 mil, com correção monetária e juros de mora retroativos a 31 de agosto de 1968, data em que foi preso.

Luiz Carlos, que atuava politicamente em Niterói, no estado do Rio de Janeiro, era integrante do Movimento Revolucionário 8 de Outubro (MR-8). Ele, que ficou preso entre 1968 e 1973, sofreu torturas físicas e psicológicas em diferentes centros de detenção, conforme informações do O Globo.

Ilha das Flores

Entre os locais onde esteve encarcerado, destaca-se a base naval da Ilha das Flores, um dos centros de repressão mais conhecidos do regime. Mesmo após a sua libertação, Luiz Carlos continuou sendo alvo de vigilância e perseguição política por parte da ditadura até, pelo menos, 1979.

A defesa do economista anunciou que pretende recorrer da decisão judicial para buscar o aumento do valor da indenização.