Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / México

Três policiais morrem e dez ficam feridos após ataque com explosivos no México

Caso ocorreu no estado de Jalisco, na última terça-feira, 11

por Giovanna Gomes
[email protected]

Publicado em 12/07/2023, às 08h38

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Policiais morreram em explosão - Divulgação / @Depachecos
Policiais morreram em explosão - Divulgação / @Depachecos

Na noite de terça-feira, 11, um ataque explosivo resultou na morte de três policiais e deixou outras 10 pessoas feridas no estado de Jalisco, no oeste do México, conforme anunciado pelo governador Enrique Alfaro.

De acordo com o governador, membros do Ministério Público de Jalisco e da polícia foram alvos de um covarde ataque com explosivos, resultando na morte de três colegas da polícia municipal e no ferimento de 10 pessoas.

Em sua conta no Twitter, Alfaro descreveu o incidente como um ato sem precedentes, "que evidencia do que são capazes estes grupos do crime organizado." O político ainda considerou o ataque um "desafio" ao Estado mexicano, conforme informações da agência de notícias AFP.

Investigações

As autoridades de segurança de Jalisco estão investigando o atentado, que até o momento não foi atribuído a nenhum grupo criminoso específico.

Segundo fontes policiais, o alerta sobre o ataque foi recebido por volta das 20h local (23h de Brasília) e indicou a presença de um veículo incendiado com cinco pessoas dentro, em Tlajomulco de Zúñiga, um subúrbio de Guadalajara.

O estado de Jalisco é conhecido por ser a base de operações do Cartel Jalisco Nova Geração (CJNG), uma das organizações de narcotráfico mais poderosas do México, com presença em grande parte do país.

As autoridades estão investigando se o ataque foi realizado com granadas ou uma bomba caseira, método já utilizado pelo CJNG em outros estados mexicanos, como Michoacán, no oeste.