Um novo estudo mostrou que a tecnologia não era exclusividade de nossos antepassados
Um estudo recente realizado pelo Instituto Max Planck e publicado pelo periódico Scientific Reports chegou a uma conclusão inédita: uma tecnologia anteriormente atribuída apenas ao Homo Sapiens foi usada também pelos Neandertais.
A tecnologia em si é a chamada técnica de Levallois, consistindo em uma maneira específica de esculpir ferramentas de pedra.
A nova percepção foi possível graças à descoberta do dente de uma criança neandertal achado na caverna de Shuqba, um sítio arqueológico localizado na Cisjordânia, e mantido por anos em uma coleção particular.
Essa caverna é conhecida pela revelação de artefatos da Idade da Pedra feitos através da técnica de Levallois, e identificar que haviam populações neandertais próximas desse local quebra a teoria de que tecnologia era exclusiva de nossa espécie.
"Este estudo destaca a extensão geográfica das populações de Neandertais e sua flexibilidade comportamental, mas também emite uma nota oportuna de cautela de que não há ligações diretas entre hominíneos particulares e tecnologias específicas de ferramentas de pedra”, afirmou o professor Simon Blockley em entrevista ao Phys Org.
Sobre a Idade da Pedra
A Idade da Pedra é o período da Pré-História em que a espécie humana passou a criar ferramentas de pedra. Ele é dividido entre Paleolítico, Mesolítico e Neolítico, com o último período sendo marcado por pedras lascadas e polidas - que demarcava o que havia de mais tecnológico no período.
Também foi nessa última parte da Idade da Pedra que as populações humanas abandonaram o nomadismo e passaram a se fixar em aldeias, desenvolvendo não apenas a agricultura e a pecuária, mas também cerâmica e tecelagem.