Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Espaço

SpaceX adia missão que resgataria astronautas 'presos' no espaço

A SpaceX adiou a missão que resgataria os astronautas Butch Wilmore e Suni Williams da Estação Espacial Internacional (ISS)

Redação Publicado em 13/03/2025, às 13h40

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Butch Wilmore e Suni Williams - Divulgação/NASA
Butch Wilmore e Suni Williams - Divulgação/NASA

A SpaceX adiou a missão que resgataria os astronautas Butch Wilmore e Suni Williams da Estação Espacial Internacional (ISS), prolongando ainda mais sua estadia no espaço. Originalmente, a missão Crew-10 deveria decolar na noite desta quarta-feira, 12, para dar início à rotação da tripulação da estação.

No entanto, um problema técnico no sistema hidráulico de um dos suportes que mantêm o foguete Falcon 9 preso à plataforma no Centro Espacial Kennedy, na Flórida, forçou o cancelamento do lançamento.

A missão Crew-10, que já é a décima da SpaceX transportando astronautas à ISS, irá levar quatro astronautas: Nichole Ayers e Anne McClain, da NASA, Takuya Onishi, da Agência Japonesa de Exploração Aeroespacial (JAXA), e Kirill Peskov, da agência russa Roscosmos. Após a chegada deles à estação, Wilmore e Williams finalmente iniciarão os preparativos para seu retorno à Terra, repercute a CNN.

Novo lançamento

Inicialmente, a missão que os envolvia era um voo de teste da cápsula Starliner, da Boeing, lançado em junho de 2023. Contudo, problemas técnicos fizeram com que sua estadia fosse estendida de forma inesperada.

A NASA teve que substituir a Starliner por uma cápsula Crew Dragon da SpaceX para o retorno dos astronautas, o que significou também ajustes no cronograma de lançamento das missões Crew-9 e Crew-10.

O novo lançamento da Crew-10 está previsto para sexta-feira, 14, às 20h03 (horário de Brasília). Ao chegarem à estação espacial, eles passarão alguns dias se ajustando ao ambiente do laboratório orbital, durante um período de transição com a tripulação da Crew-9, que inclui Williams e Wilmore, além de Nick Hague, da NASA, e Aleksandr Gorbunov, da Roscosmos.

No entanto, caso as condições meteorológicas não sejam favoráveis nas áreas de pouso ao longo da costa da Flórida, a viagem poderá ser adiada novamente, informou o The New York Times.