O jovem paraense Tiago Nunes, de 19 anos, faleceu em batalha na última quinta-feira, 28, enquanto atuava como voluntário na guerra da Ucrânia
Publicado em 30/11/2024, às 09h17
Nesta semana, um jovem brasileiro que se voluntariou para lutar na guerra da Ucrânia, contra as tropas invasoras russas, faleceu em batalha. Natural de Rurópolis, no sudoeste do Pará, Tiago da Silva Nunes tinha apenas 19 anos e foi para a guerra sem nem mesmo informar a família.
A informação da morte foi divulgada nesta sexta-feira, 29, pela prefeitura de Rurópolis, em uma nota de pesar publicada nas redes sociais. O jovem brasileirovoluntário na guerra, por sua vez, estava na Ucrânia há pouco mais de 15 dias, e faleceu na última quinta-feira, 28.
Conforme repercute o g1, Tiago Nunes nasceu e cresceu em Rurópolis, e decidiu juntar-se aos militares ucranianos como voluntário, compondo as forças que combatem a invasão russa na região. Porém, ele saiu de casa em outubro, e não alertou a família de seu verdadeiro destino.
Segundo os familiares, ele disse inicialmente que faria uma viagem para Manaus, no Amazonas, no dia 28 de outubro. Porém, eventualmente ligou para a mãe e disse que estava, na verdade, na França — mais uma mentira.
Foi somente há pouco mais de duas semanas que ele revelou a verdade à família, de que estava na Ucrânia atuando como voluntário na guerra, realizando seu sonho. Infelizmente, o jovem encontrou seu destino trágico pouco tempo após ingressar na batalha. Até agora, não se tem informações sobre o translado do corpo de Tiago Nunes para o Brasil.
+ Guerra da Ucrânia: Veja quem são os brasileiros que morreram em combate
Confira na íntegra a nota de pesar da prefeitura de Rurópolis sobre a morte de Tiago Nunes:
"É com muito pesar que a Prefeitura Municipal de Rurópolis, lamenta a triste notícia da morte do Jovem ruropolense morto em combate na Guerra da Ucrânia.
Tiago Nunes tinha 19 anos e morreu na quinta-feira (28), enquanto servia como voluntário no conflito contra a Rússia. Neste momento de profunda tristeza e dor, manifestamos aos familiares e amigos nossas mais sinceras condolências.
Joseline Padilha - Prefeita do Município de Rurópolis".