Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Os Beatles

Revival 69: documentário resgata festival de música que 'abalou' os Beatles

Evento canadense ocorrido em setembro de 1969 teve um impacto profundo, embora pouco lembrado: o golpe fatal que selou o fim dos Fab Four

Felipe Sales Gomes, sob supervisão de Éric Moreira Publicado em 10/06/2025, às 14h30

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Os Beatles em 1967 - Getty Images
Os Beatles em 1967 - Getty Images

Realizado entre dois gigantes da música — o icônico Woodstock, em agosto de 1969, e o controverso Altamont, em dezembro do mesmo ano — o festival Toronto Rock and Roll Revival acabou sendo deixado de lado na história do rock. No entanto, esse evento canadense, ocorrido em setembro de 1969, teve um impacto profundo, embora pouco lembrado.

Natural de Toronto, o cineasta Ron Chapman quer mudar essa percepção com o documentário "Revival 69 - The Concert that Rocked the World". Lançado no exterior em 2022, o filme chega ao Brasil com duas sessões especiais no festival In-Edit, ambas com a presença do diretor.

É uma história incrível que, de alguma forma, se perdeu nas areias do tempo. E, ainda assim, a revista Rolling Stone o classificou como o segundo momento mais importante da história do rock", afirma Chapman à Folha de S. Paulo.

Ele admite não lembrar qual foi o primeiro colocado da lista, mas sabe exatamente o que fez daquele festival um marco: “Foi quando John Lennon subiu ao palco pela primeira vez sem os Beatles, algo que selou o fim da banda.”

Show polêmico

Pouco tempo depois da apresentação, Paul McCartney divulgou um comunicado oficializando sua saída do grupo — mesmo que Lennon já tivesse decidido sair antes. 

Esse momento histórico é o ponto central do documentário de Chapman, que integra a seleção de cerca de 60 filmes do 17º In-Edit Brasil - Festival Internacional do Documentário Musical, a ser realizado de 11 a 22 de junho, em São Paulo.

O festival ocupará seis salas de cinema da capital paulista e contará com uma programação paralela que inclui shows, debates, encontros e sessões comentadas com convidados especiais. Chapman estará presente nas exibições de "Revival 69": no dia 17, às 20h30, no CineSesc, e no dia 20, às 20h, na Cinemateca Brasileira.

A entrada é gratuita em todas as salas, exceto no CineSesc, onde os ingressos custam R$ 10. Entre os destaques do festival estão documentários inéditos sobre John Lennon e Yoko Ono, o surgimento do hip-hop nos anos 1990, a cena indie dos Butthole Surfers, o hardcore do Fugazi, a artista Peaches e o lendário compositor de trilhas sonoras John Williams.

O show de John Lennon em Toronto, com a Plastic Ono Band — formada por Yoko Ono, Eric Clapton, Klaus Voormann e Alan White — é amplamente conhecido. O áudio foi lançado poucos meses depois, no disco "Live Peace in Toronto 1969".

Show da Plastic Ono Band em 1969 - Getty Images

Já o vídeo aparece no filme "Sweet Toronto", dirigido por D.A. Pennebaker em 1971, com participações de Bo Diddley, Jerry Lee Lewis, Chuck Berry e Little Richard.

Sobre o evento

O festival começou com a proposta de ser um revival do rock dos anos 1950, reunindo lendas como Gene Vincent, famoso por "Be-Bop-A-Lula".

Porém, a iniciativa não despertou o interesse dos jovens canadenses, e os ingressos encalharam. Como solução, os organizadores decidiram escalar uma banda popular no momento: The Doors. Ainda assim, a venda foi baixa.

Faltando apenas dois dias para o evento, os produtores tomaram uma atitude ousada: ligaram para o escritório de John Lennon, em Londres, e o convidaram para tocar (gratuitamente). Incrivelmente, Lennon aceitou.