Durante escavações em antiga "quadra de futebol" maia, arqueólogos encontraram evidências de antigos rituais, como restos de plantas alucinógenas e de pimenta malagueta
Durante escavações recentes na área onde existiu a antiga cidade maia de Yaxnohcah, na atual Península de Yucatán, arqueólogos notaram uma curiosa mancha escura no solo. Uma análise desta mancha, descrita em estudo publicado na última sexta-feira, 26, na revista PLOS One, apontou que o pequeno espaço pode ter servido para enterrar um pacote de plantas como parte de um ritual.
Conforme descrito pelo Live Science, os pesquisadores realizaram uma análise de DNA do solo, que apontou que a mancha seria proveniente de quatro tipos de plantas. Segundo um comunicado da Universidade de Cincinnati, coincidentemente ou não, todas as plantas possuíam "associações religiosas e propriedades medicinais" conhecidas e comuns entre os maias.
Entre estas plantas, estavam a Ipomoea corymbosa, uma flor com propriedades alucinógenas; além de lancewood e pimenta-malagueta. O "pacote" que continha as plantas era feito de folhas de jool, comum em outros rituais maias. Ele teria sido depositado ali por volta do ano 80 d.C.
"Para os maias, a pimenta-malagueta era mais do que apenas um condimento e era frequentemente usada em rituais e tinha aplicações medicinais", conta o professor David Lentz, que leciona ciências biológicas na Universidade de Cincinnati e é o principal autor do estudo, ao Live Science. "O Xtabentun tem efeitos fisiológicos semelhantes aos do LSD, e vimos evidências de seu uso em um contexto cerimonial. Acontece que se tratava de um pacote cerimonial".
+ Antigas sepulturas maias são encontradas em caverna no México
Os pesquisadores envolvidos no novo estudo acreditam que a oferenda cerimonial provavelmente foi feita durante a construção daquela "quadra de futebol". O termo é usado mesmo que os maias sequer jogassem o futebol como o conhecemos hoje, pois eles eram conhecidos por vários tipos de jogos de bola. Porém, vale mencionar que essas quadras também serviam para fins cerimoniais.
Hoje pensamos nas quadras de futebol como locais de recreação, mas os maias também as viam como sagradas", acrescenta Lentz ao Live Science.
"Eles teriam colocado o pacote enquanto construíam a quadra de futebol como uma oferenda aos deuses para que soubessem que estavam mudando a paisagem e para, por favor, abençoá-la. Este [ritual] coincide com cerimônias semelhantes das quais encontramos evidências em outros sítios [maias]", finaliza o autor do estudo.