Os fragmentos da ‘agenda romana’ inscrita em pedra datam de um período entre 49 a.C e 175 d.C.
Na Itália, em um bairro localizado em Roma, foram achados por arqueólogos durante escavações realizadas dois novos fragmentos de uma espécie de agenda romana inscrita em pedra, identificada como Fasti Ostienses e datada em um período entre 49 a.C e 175 d.C..
Os fragmentos descobertos, são um tipo de crônica registrada em lousas de mármore, contendo informações de cunho social para Roma, como dados sobre a história política da capital da Itália.
Segundo o site ANSA Brasil, o achado se deu na segunda campanha de escavação do projeto Ostia Post Scriptum, feito a partir de uma colaboração da Universidade de Catânia e o Instituto Politécnico de Bari com o Parque Arqueológico Ostia Antiga. Os fragmentos recém descobertos estavam na parte B do Parque, que é realizador do projeto.
Two fasti ostienses fragments dating from the reign of emperor Hadrian found during recent excavations at Ostia Antica archaeological park near Rome. Photograph: Italian Ministry of Culturehttps://t.co/g2WsLXhtL5pic.twitter.com/VVrJ3rOES2
— Following Hadrian (@carolemadge) August 15, 2023
Gennaro Sangiuliano, o ministro da Cultura da Itália, relatou sobre a campanha que vem desvendando novas descobertas para a nação:
A campanha nos brindou com tesouros de valor inestimável e fontes documentais muito valiosas para compreender as atividades do grande imperador Adriano [76-138].”
Ele, na ocasião, ainda disse: “A descoberta das peças dos Fasti nos permite revelar trechos importantes da vida em Ostia”.