Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Chernobyl

'Paradoxo do javali': Entenda como o desastre de Chernobyl afetou os animais

O desastre de Chernobyl está entre as causas para a elevação da radioatividade dos javalis da Alemanha, conhecidos como 'javalis Chernobyl'

por Maria Paula Azevedo

Publicado em 08/05/2024, às 17h20

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Imagem ilustrativa de javali - Imagem de Andreas Lischka por Pixabay
Imagem ilustrativa de javali - Imagem de Andreas Lischka por Pixabay

Ao longo dos últimos anos, os javalis do sul da Alemanha têm sido objeto de estudos científicos, desde que foram contaminados pelo césio-137, em razão do desastre de Chernobyl em 1986 e de testes nucleares anteriores.

+ A saga de Anatoly Dyatlov, o homem culpado pelo desastre de Chernobyl.

A curiosidade pelos animais também tem outro motivo específico. Diferentemente de outras espécies contaminadas pelo incidente, seus níveis de radiação não diminuem com o tempo, conforme repercutido pelo UOL. 

Este caso, conhecido como “paradoxo do javali”, ganhou novas explicações do último ano, após a divulgação de uma pesquisa na revista Environmental Science & Technology. De acordo com os especialistas, além de Chernobyl, os animais também foram contaminados por testes de armas nucleares e cogumelos.

Explicação

Apesar de terem ligado os níveis de radioatividade dos javalis da região ao desastre nuclear, só isso não justifica a quantidade de césio-137 detectada na espécie. O estudo de 2023 revelou que grande parte desse isótopo radioativo foi liberada durante testes de armas nucleares que vieram antes da catástrofe de Chernobyl

Para ser mais preciso, cerca de 68% do césio presente nos animais analisados é resultado direto de testes de armas nucleares. É importante relembrar que, durante a Guerra Fria, mais de 400 testes realizados na superfície liberaram radiação na atmosfera. 

Outra revelação é que a trufa de veado, uma espécie de cogumelo, também causou um aumento na radioatividade observada nos javalis. Como o composto é absorvido lentamente pelo solo, o césio demorou para alcançar os fungos locais, que agora contaminados, estão sendo consumidos pelos javalis. 

Em razão da radioatividade, o consumo de javali na região diminuiu significantemente. Isso resulta em um aumento da população e, consequentemente, um desequilíbrio ecológico na região, além de danos à vegetação e às fazendas próximas.