Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Família real britânica

O título que Elizabeth II não concedeu a Kate Middleton por 'ser uma plebeia'

Em 2011, um pedido de William para que Kate recebesse um título específico foi recusado pela Rainha Elizabeth II; entenda o motivo!

Luiza Lopes Publicado em 24/09/2024, às 11h30

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Kate Middleton e Rainha Elizabeth II - Getty Images
Kate Middleton e Rainha Elizabeth II - Getty Images

Kate Middleton é, sem dúvida, uma das figuras mais importantes da monarquia britânica na atualidade, com uma popularidade que supera a do marido, príncipe William, e até mesmo a do sogro, o atual rei Charles III

Por isso, parece surpreendente que, em 2011, pouco antes do "casamento do milênio", assistido por mais de 2,5 bilhões de pessoas, um pedido de William para que Kate recebesse um título específico tenha sido recusado pela Rainha Elizabeth II.

Na época, o jornal britânico The Telegraph revelou que William preferia manter seu título de nascimento, em vez de aceitar um ducado. "Ele nasceu Príncipe William e quer continuar a ser chamado assim", afirmou um funcionário do Palácio à publicação. "E ele deseja que Kate seja intitulada Princesa Catherine". Contudo, essa proposta não condizia com as tradições que Elizabeth II prezava

'Plebeia' 

Segundo a monarca, títulos de princesa são adquiridos por nascimento, não por casamento. "Kate é uma plebeia e não poderia ser conhecida jamais como 'Princesa Catherine'. No entanto, cabe à Rainha decidir qual título ela lhe daria e houve uma ou duas exceções", explicou Kenneth Rose, especialista na Família Real, ao jornal. 

Rose também destacou que nomear Kate como Princesa Catherine logo após o casamento poderia abrir um precedente perigoso, incentivando outros membros da realeza a buscarem títulos semelhantes — algo que a monarca quis evitar.

No fim, Kate recebeu o título de Princesa de Gales, herdando o título anteriormente concedido à mãe de William, Diana. Antes disso, o casal era conhecido como Duquesa e Duque de Cambridge. Já os seus filhos, George, Charlotte e Louis, nasceram com os títulos de príncipes e princesa, seguindo a tradição.