Descoberta do planeta TOI 700 foi anunciada na última terça-feira, 10; saiba mais!
Na última terça-feira, 10, durante a 241ª reunião da Associação Astronômica Americana, em Seattle, a NASA informou que o satélite Transiting Exoplanet Survey Satellite (TESS) descobriu um novo planeta que pode ser habitável: o TOI 700.
Situado na ‘zona habitável’ de uma estrela, o planeta possui 95% do tamanho da Terra. No sistema onde se encontra, ainda há outros três planetas, aponta o G1. Destes, apenas dois possuem condições para serem habitáveis.
O corpo celeste, provavelmente rochoso, completa uma órbita a cada 28 dias e está localizado no sistema planetário TOI 700 — há 100 anos-luz de distância, na constelação Dorado.
Paul Hertz, diretor da divisão de astrofísica na sede da Nasa, explicou que o projeto do satélite TESS tem justamente esse intuito: encontrar corpos celestes com tamanhos semelhantes ao de nosso planeta e que estão orbitando próximo de estrelas.
Este é um dos poucos sistemas com vários planetas pequenos e de zona habitável que conhecemos”, completou Emily Gilbert, membro do laboratório Jet Propulsion da Nasa.