SS Nemesis sumiu em julho 1904 enquanto transportava carvão para Melbourne, semanas depois cadáveres e destroços foram encontrados na praia. O que aconteceu?
Publicado em 27/02/2024, às 11h26 - Atualizado em 29/02/2024, às 21h00
Um mistério que perdurava há 120 anos acaba de ser resolvido na Austrália. Em julho de 1904, o navio SS Nemesis transportava carvão para Melbourne quando fora atingido por uma forte tempestade ao longo de Nova Gales do Sul.
A embarcação desapareceu, assim como seus 32 tripulantes. Nas semanas seguintes, corpos e fragmentos dos destroços foram encontrados na praia de Cronulla, cerca de 29 quilômetros ao sul de Sydney.
+ Colômbia anuncia data de extração para os tesouros do 'Santo Graal dos naufrágios'
O sumiço da embarcação gerou uma grande comoção midiática na época e também atraiu o interesse do público. Mas, afinal, o que aconteceu com o navio de mais de 73 metros de comprimento?
Em 2022, a Subsea Professional Marine Services fazia uma busca por uma carga perdida no fundo do oceano da costa de Sydney quando, acidentalmente, esbarrou no naufrágio desaparecido, relata o NY Post.
Completamente intocados, os destroços estão a cerca de 25 quilômetros da costa, em uma profundidade de quase 160 metros. Desde a varredura naquela época, as autoridades do país suspeitam que navio afundado tratava-se do SS Nemesis.
Mas os profissionais tiveram que confirmar a identidade do navio por meio de imagens subaquáticas que apresentam características distintas dos destroços. Só assim foi possível compará-las com as fotografias históricas e esboços do cargueiro de carvão.
Conforme mostram os registros, os destroços de ferro da embarcação estavam em pé sobre uma planície de areia, com sua proa e popa sendo significativamente danificadas.
A descoberta também ajudou a revelar o motivo do naufrágio: devido a uma tempestade, o motor ficou sobrecarregado. Os especialistas acreditam que o navio afundou tão rapidamente após ser atingido por uma grande onda que a tripulação não teve chance de fugir em botes salva-vidas.
Paul Scully, deputado local de Wollongong, observou que apenas 105 dos mais de 200 naufrágios na costa de Nova Gales do Sul foram descobertos e elogiou a "importante descoberta".
O ministro da Ciência da Austrália, Ed Husic, também aplaudiu o achado, a partir do qual espera proporcionar conforto aos descendentes dos 32 marinheiros que morreram a bordo do SS Nemesis — a tripulação era formada por australianos, britânicos e canadenses.
Todo australiano deveria se animar com a curiosidade e persistência que nossos cientistas demonstraram neste projeto, como fazem em todo o seu trabalho", finalizou Husic.