Marco recém-alcançado por Luiz Inácio Lula da Silva se torna grande evento na história nacional, e inclui ainda outro recorde; confira!
Neste domingo, 30, todo o longo processo das eleições presidenciais do Brasil chegou ao fim, com a vitória de Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Este é o primeiro nome, em toda a história da República brasileira, a ser eleito para a presidência pela terceira vez a partir do voto popular — tendo vencido também as eleições de 2002 e 2006.
Até o momento, o presidente que teve o governo mais duradouro da história do país foi o líder gaúcho Getúlio Vargas, que ocupou o cargo mais importante na política nacional por quase 20 anos — de 1930 a 1945, e de 1951 até 1954.
Porém, a marca batida por Lula — que se acredita que agora terá 12 anos de governo em sua bagagem — se faz maior por um detalhe: Getúlio foi eleito por voto popular apenas uma vez, em 1950, enquanto Lula conseguiu isso em suas três candidaturas. Jair Bolsonaro tentou se reeleger esse ano, mas não conseguiu.
Além de ter se tornado o primeiro e único presidente a vencer três eleições na história do Brasil, Lula também entra para a história com um outro marco em sua candidatura: tendo completado 77 anos de vida na última quinta-feira, 27, o petista é a pessoa mais velha a se tornar presidente. A marca anterior pertencia a Michel Temer (MDB), que assumiu o poder em 2016 — em um governo de apenas pouco mais de 2 anos —, aos 75 anos, como informado pela Folha.
Acredita-se agora que Lula governará o Brasil até o fim de 2026, pelo menos, quando ocorrerão as próximas eleições presidenciais.