Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Javier Milei

Javier Milei, presidente da Argentina, clonou seus cachorros? Entenda!

Desde 2018, corriam boatos de que o atual presidente da Argentina, Javier Milei, havia realizado processo de clonagem para ter seus quatro cachorros

Éric Moreira
por Éric Moreira

Publicado em 04/05/2024, às 13h20

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Javier Milei em programa de TV argentino com seus cachorros - Reprodução/Vídeo/YouTube/@americaenvivo
Javier Milei em programa de TV argentino com seus cachorros - Reprodução/Vídeo/YouTube/@americaenvivo

Há alguns anos, um assunto que vem sendo debatido principalmente entre os argentinos é se o atual presidente do país, Javier Milei, havia clonado ou não seus quatro cachorros da raça mastim inglês. Porém, recentemente, as duas empresas envolvidas no procedimento confirmaram essa história à CNN.

"Começamos a clonar cachorros só em 2016. Éramos relativamente novos nisso e estávamos tentando fazer da melhor maneira. Então de alguma forma, nos excedemos e obtivemos cinco cães. Por sorte, Milei ficou contente", disse Codi Lamb, representante de clientes da ViaGen Pets, empresa dos Estados Unidos focada em clonagem de pets e responsável por clonar os cachorros de Milei.

+ Javier Milei: Candidato à Presidência na Argentina clonou cachorros e contratou médium

Javier Milei, atual presidente da Argentina / Crédito: Getty Images

Os clones de Conan

Conforme descrito pela CNN, os cinco cachorros de Milei se chamam Conan, Murray, Milton, Robert e Lucas. O primeiro é uma homenagem ao personagem "Conan, o Bárbaro", de Robert E. Howard, e também ao cachorro que originou os cinco mastins clones, que tinha esse mesmo nome. Os outros quatro, por sua vez, foram nomeados em homenagem aos economistasMurray Rothbard, Milton Friedman e Robert Lucas, admirados por Milei.

Tudo começou ainda em 2014, quando Milei enviou tecido de seu cachorro Conan, ainda vivo, à PerPETuate, um laboratório de preservação genética de bichos de estimação localizado nos EUA. Três anos depois, Conan morreu, e foi também em 2017 que o atual presidente da Argentina decidiu que era hora de fazer a clonagem.

Foi então que a PerPETuate entrou em contato com a ViaGen Pets, uma empresa que realiza o processo de clonagem de bichos de estimação, e em apenas dois meses os filhotes nasceram de uma mãe substituta. Mais dois meses depois, sob cuidados da ViaGen Pets, eles foram enviados para a Argentina.

Segundo o economista Diego Giacomini, que foi amigo de Javier Milei e que esteve com ele no momento em que recebeu os cachorros, em entrevista ao canal de televisão C5N, Milei nomeou um dos cachorros em homenagem ao mastim que originou todos os cinco, pois ele tinha um comportamento em comum ao seu "pai": ao contrário dos outros quatro cachorros, ele gostava de assistir televisão.

Hoje, células do Conan original seguem armazenadas em um congelador nos Estados Unidos, e estão à disposição de Milei, para o caso de ele querer mais clones de seu amado cachorro.