Registro do fenômeno foi realizado pelo Observatório Solar da NASA e divulgado no último fim de semana
Uma poderosa explosão solar, com pico às 13h26 deste domingo, 12, foi registrada pela NASA. A imagem do evento foi capturada pelo Observatório Solar da NASA, uma sonda não tripulada dedicada ao estudo dos processos estelares que influenciam diretamente a vida na Terra.
Na imagem, um segmento de luz ultravioleta extrema revela o material altamente aquecido durante as explosões, destacado em tons de verde-azulado. O fenômeno é visível como um flash brilhante no canto inferior direito da fotografia.
Classificada como X10, a explosão solar representa um evento de alta intensidade, sendo o "X" indicativo das explosões mais significativas, enquanto o número designa sua potência.
Segundo o portal CNN, dependendo do impacto na Terra, tais tempestades solares podem interferir nas comunicações, fornecimento de energia elétrica, navegação e operações de rádio e satélite.
Nos últimos dias, o Observatório Solar da NASA tem registrado uma série de explosões solares. Como resultado desses eventos, auroras boreais e austrais têm sido observadas nos dois polos do planeta.