Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Mundo

Homem acorda e vê navio cargueiro de 135 metros encalhado em seu quintal

Embarcação NCL Salten, com 16 tripulantes a bordo, invadiu a terra por volta das 5h da manhã; causas ainda são investigadas

Gabriel Marin de Oliveira, sob supervisão de Fabio Previdelli Publicado em 23/05/2025, às 13h50

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Navio de carga encalhado em quintal na Noruega - Reprodução/CNN Newsource
Navio de carga encalhado em quintal na Noruega - Reprodução/CNN Newsource

Imagine acordar e encontrar um navio de 135 metros no seu quintal. Foi exatamente o que aconteceu com Johan Helberg, morador da cidade de Trondheim, na Noruega, na manhã da última quinta-feira, 22. Por volta das 5h, o cargueiro NCL Salten, que navegava pelo fiorde da região, encalhou e parou a poucos metros da casa do homem, que vive ali há 25 anos.

"Fui à janela e fiquei surpreso ao ver um navio grande", relatou Johan em entrevista ao jornal 'The Guardian'. O susto foi ainda maior ao perceber que o que via era apenas a parte dianteira da embarcação, que se projetava para dentro do terreno.

O navio, que carregava 16 tripulantes de diversas nacionalidades — noruegueses, lituanos, ucranianos e russos — navegava com bandeira do Chipre e estava a cerca de 30 quilômetros por hora quando saiu da rota, indo direto contra a margem. Apesar do impacto, ninguém ficou ferido e não houve derramamento de carga.

Investigação

A polícia de Trøndelag confirmou que há um suspeito identificado e investiga se o incidente foi causado por falha técnica ou erro humano. A possibilidade de ação intencional foi descartada pela empresa operadora, que disse estar aliviada por não haver vítimas. "Incidentes como este acontecem, mas já começamos uma investigação", informou a companhia.

Os navios costumam virar para a esquerda ou direita na entrada do mar entre as montanhas. Este acabou indo direto", explicou Johan Helberg, ainda surpreso com o ocorrido.

Na noite do mesmo dia, uma empresa de salvamento tentou reflutuar o cargueiro durante a maré alta, sem sucesso. A Administração Costeira Norueguesa anunciou que investigações geotécnicas serão necessárias antes de novas tentativas. Por precaução, um navio especializado em conter vazamentos de óleo está de prontidão.

Enquanto isso, segundo a CNN, Johan Helberg segue convivendo com um navio gigante a poucos metros da porta de casa — uma cena inusitada que virou o novo cenário de seu quintal.