Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Mundo

Gato 'diplomático' do Reino Unido assume novo cargo nas Bermudas

Palmerston será consultor de relações felinas do governador Andrew Murdoch, ex-colega no Foreign Office, que assumiu o governo do território britânico

Luiza Lopes, sob supervisão de Éric Moreira Publicado em 11/02/2025, às 11h30

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Felino Palmerston - Reprodução/X
Felino Palmerston - Reprodução/X

O bichano Palmerston, o antigo chefe de caça-ratos do Ministério das Relações Exteriores do Reino Unido, saiu da aposentadoria para um novo posto nas Bermudas. Agora, ele será consultor de relações felinas do governador Andrew Murdoch, ex-colega no Foreign Office, que adotou o animal e assumiu o governo do território britânico em setembro.  

A notícia foi divulgada na conta oficial de Palmerston na rede social X. “A diplomacia e um papel perfeito me tiraram da aposentadoria”, dizia a publicação. “Acabei de começar a trabalhar como consultor de relações felinas (semi-aposentado) para o novo governador das Bermudas. Tenho estado ocupado conhecendo bermudenses muito receptivos.”

O Ministério das Relações Exteriores afirmou que o felino “comparecerá apenas às reuniões que considerar importantes, oferecerá conselhos quando necessário e desfrutará de merecidos cochilos”.

Segundo a BBC, o animal chegou ao governo em abril de 2016 após ser resgatado. Rápido e eficiente na caça a ratos, conquistou a afeição da equipe do Foreign Office, que frequentemente o mimava com guloseimas — e, em troca, Palmerston ocasionalmente lhes presenteava com roedores mortos.

A escolha do nome, por sua vez, foi uma homenagem a Lord Palmerston, ex-primeiro-ministro britânico conhecido por sua política intervencionista. Após sua aposentadoria, o felino teria optado por uma vida mais tranquila, afastado dos holofotes, e até foi alvo de rumores sobre sua morte. No entanto, sua reaparição nas Bermudas dissipou as especulações. 

Rivalidade felina

Durante seu período no Ministério das Relações Exteriores, Palmerston conquistou admiradores, mas também protagonizou uma histórica rivalidade com Larry, o gato oficial do 10 Downing Street. Em 2016, um confronto entre os dois levou Larry a precisar de atendimento veterinário, aprofundando ainda mais a disputa.  

Enquanto Palmerston se adapta à vida no Atlântico, Larry segue no Reino Unido como “Chefe Mouser do Gabinete do Governo”, cargo que ocupa desde 2011 sob seis primeiros-ministros. Com os dois agora separados por mais de 4.800 km, analistas sugerem que a rivalidade histórica pode finalmente ter chegado ao fim.