Fenômeno durou milissegundos, mas pôde ser captado por uma câmera
No dia 27 de março, um halo vermelho misterioso brilhou brevemente no céu da comuna de Possagno, no norte da Itália, passando despercebido pela maioria das pessoas. No entanto, o fotógrafo de natureza Valter Binotto capturou o fenômeno em sua câmera e compartilhou a imagem em seu perfil do Instagram nesta quarta-feira, 5.
De acordo com Binotto, o anel com diâmetro de cerca de 360 km e altura de 90 a 100 km é conhecido como Elve (abreviação em inglês para “Emissões de Luz e Perturbações de Frequência Muito Baixa devido a Fontes de Pulsos Eletromagnéticos”), um tipo de sprite que se forma acima de tempestades com raios muito poderosos. O fenômeno foi registrado às 21h43 no horário local.
Segundo informações da Revista Galileu, a Organização Metereológica Mundial define sprite como sendo uma “descarga elétrica em grande escala que ocorre na atmosfera a cerca de 50 a 90 km, acima de grandes sistemas de tempestades”.
Como informou o portal Live Science, o anel vermelho, no entanto, não se encontrava acima da cidade de Possagno, tratando-se apenas de uma questão de perspectiva. Na verdade, o enorme círculo estava sobre o centro da Itália e parte do Mar Adriático, e o raio que o gerou estava localizado a uma distância de 285 km em linha reta de Polverigi, na província italiana de Ancona.
Binotto afirma que esta é a melhor foto já tirada deste fenômeno e que a temporada de Elves está apenas começando na Europa e na América do Norte. Ele espera capturar mais desses fenômenos sempre que houver condições favoráveis.