Ferrovia da Serra da Mantiqueira, que liga Minas Gerais a São Paulo e pela qual Dom Pedro II já viajou, terá trecho reinaugurado em julho
Publicado em 10/06/2025, às 09h25
No próximo mês de julho, a histórica ferrovia da Serra da Mantiqueira, que liga os estados de Minas Gerais e São Paulo, terá trecho em Cruzeiro, no interior de SP, reinaugurado. Sua inauguração está prevista para o dia 5 de julho, e ocorrerá junto ao primeiro encontro de ferromodelismo de Cruzeiro, que ocorre nos dias 5 e 6.
Conforme repercute o UOL, a composição seguirá da estação ferroviária central da cidade até a estação Rufino de Almeida. Para o futuro, espera-se que também sejam conectados os trechos de Passa Quatro, em Minas Gerais, e Cruzeiro — sendo estas duas cidades conectadas pelo Túnel da Mantiqueira, que hoje conta com quase 1 quilômetro de trilhos desativados.
Hoje, conforme repercute o UOL, a viagem em Passa Quatro possui 10 quilômetros. Seu trajeto conta com diversas paradas em locais turísticos, incluindo atrações como exposições e feitas gastronômicas e de artesanato.
Esse projeto, por sua vez, ainda tem planos para que chegue até o município de São José dos Campos, no Vale do Paraíba, interior de São Paulo. Lá, agora, está em fase de estudo um projeto para a construção do Trem Intercidades Eixo Leste, que deve passar por outros municípios da região, até se conectar à capital paulista.
No entanto, até agora, a conexão com São Paulo ainda não tem previsão de inauguração. Já o trem que ligará a capital a São José dos Campos só deve funcionar em alguns anos, possivelmente em 2033 ou 2034.
Embora hoje esteja abandonada, a linha férrea foi inaugurada originalmente em 14 de julho de 1884, época em que, inclusive, recebeu o próprio imperador Dom Pedro II. Sua primeira viagem foi feita por várias personalidades ilustres da época, incluindo membros da família imperial.
Posteriormente, o túnel que conecta MG e SP também serviu como front, durante a Revolução Constitucionalista de 1932, sendo palco de várias lutas sangrentas e de um grande número de mortes.