O caminho subaquático teria sido deixado pelo povo Hvar, que habitou a região há 7 mil anos
As ruínas de uma estrada de 7 mil anos — datada, portanto, do fim do período Neolítico — foram encontradas recentemente no fundo do mar das proximidades de Korcula, uma ilha pertencente à Croácia.
A descoberta foi feita por Igor Borzić, arqueólogo da Universidade de Zadar. Ele explorava a terra firme quando percebeu a presença de curiosas estruturas submersas no local, segundo repercutiu o portal Vice.
Uma posterior missão arqueológica na região, por sua vez, revelou que se tratavam de pedras antigas formando uma estrada a 4,5 metros de profundidade. O caminho neolítico levava a uma ilha artificial habitada no passado pelo povo Hvar.
Sob as camadas de lama do mar, eles descobriram uma estrada que ligava o assentamento pré-histórico submerso da cultura Hvar com a costa da ilha de Korčula", explicou a Universidade croata através de um comunicado em sua conta oficial do Facebook.
Além da rota de pedras, os pesquisadores encontraram uma série de ferramentas antigas, como lâminas de sílex e machados de pedra.
Os artefatos deixados para trás pela civilização Hvar são objeto de grande fascínio pela comunidade arqueológica da Croácia. Eles teriam confeccionado peças artísticas tais como cerâmicas ornamentadas, praticado agricultura de subsistência e criado rituais funerários para se despedir de seus mortos, com todos esses elementos constituindo evidências de uma sociedade complexa.