Novo filme do cineasta cambojano Rithy Panh explora impacto psicológico do sanguinário regime ditatorial de Pol Pot; confira a prévia!
O cineasta cambojano Rithy Panh traz mais uma obra aos cinemas. “Encontro com o Ditador”, seu mais recente filme, estreia no Brasil em 2 de janeiro, com distribuição pela Pandora Filmes.
O longa oferece um olhar visceral sobre os horrores do regime do Khmer Vermelho, liderado por Pol Pot, e já foi escolhido como representante do Camboja no Oscar 2025, marcando potencialmente a segunda indicação de Panh ao prêmio.
Confira o trailer do filme:
“Encontro com o Ditador” narra a história de três jornalistas franceses convidados ao Camboja em 1977 para um encontro com Pol Pot. Enquanto o regime esconde sua brutalidade sob uma fachada de ordem e progresso, o genocídio cambojano avança nos bastidores. Estima-se que 1,7 milhão de pessoas foram exterminadas entre 1975 e 1979.
Com um elenco liderado por Irène Jacob, Grégoire Colin e Cyril Guei, o filme combina atuações profundas com uma fotografia que captura o contraste entre a beleza das paisagens cambojanas e o vazio deixado pelo genocídio. A direção de arte utiliza os cenários devastados como reflexo visual das cicatrizes deixadas pelo Khmer Vermelho.
Conhecido por sua dedicação em retratar a história do Camboja, Rithy Panh já havia conquistado o mundo com filmes como “A Imagem que Falta” (indicado ao Oscar em 2014 e vencedor do prêmio Un Certain Regard em Cannes) e “Everything Will Be Ok” (Urso de Ouro de melhor contribuição artística em 2022).
Leia mais em: Encontro com o Ditador: Filme retrata os horrores do regime do Khmer Vermelho