Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Animais

Em apenas 2 dias, castores constroem represa planejada por governo há 7 anos

Episódio inusitado, "rápido e gratuito", contou com apenas oito castores, e livrou governo da República Tcheca de gastos e burocracia

Éric Moreira
por Éric Moreira

Publicado em 13/02/2025, às 10h21

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Castor - Getty Images
Castor - Getty Images

Recentemente, o governo da República Tcheca teve um projeto de infraestrutura realizado com sucesso, após mais de sete anos de planejamento, e concluído em apenas dois dias. E curiosamente os "funcionários" responsáveis pela ação sequer foram pagos pelo excelente trabalho — afinal, são castores.

Um grupo formado por apenas oito castores recentemente concluiu a construção de uma barragem no rio Moldava, que curiosamente já era planejada e estava enrolada em burocracias há mais de sete anos. Com isso, o governo inclusive poupou mais de 30 milhões de coroas tchecas (cerca de R$ 7,1 milhões, na cotação atual), que eram destinados ao projeto.

Conforme repercute o UOL, o governo tcheco planejava construir uma barragem na bacia do rio Moldava, e o dinheiro para o projeto já havia inclusive sido arrecadado. Porém, os fundos permaneceram parados nos últimos sete anos, pois as autoridades não conseguiam permissão para realizar a obra, visto que o local é protegido pela lei.

Curiosamente, um grupo de oito castores construiu barragens exatamente no local em que a obra era planejada, em apenas dois dias. A ideia do projeto era restaurar o percurso do rio Moldava, que foi interrompido anos atrás após obras de uma base militar que hoje está abandonada — o que os castores conseguiram realizar com perfeição.

Após o ocorrido, autoridades comemoraram a atuação dos roedores. Bohumil Fiser, chefe da Administração da Área de Paisagem Protegida de Brdy, disse em entrevista à rádio Prague International: "construíram sem documentação e de graça. Castores sempre sabem mais".

Engenheiros da natureza

Jaroslav Obermajer, chefe da Agência Tcheca de Proteção da Natureza e da Paisagem (AOPK, na sigla local), comentou também à rádio Prague International que "os locais onde [os castores] constroem as barragens são sempre escolhidos da maneira certa — melhor do que quando projetamos no papel".

No entanto, ocasionalmente estas obras podem atrapalhar projetos humanos. Por exemplo, anteriormente foi registrada uma obra de outro grupo de castores na região de Orlickoustec, que provocou o inundamento de campos e até de uma linha de trem.

Vale destacar que castores fazem essas barragens praticamente por instinto. Como roedores, eles roem e coletam a madeira que utilizam para as construções, que bloqueiam a corrente e criam áreas inundadas, onde podem montar suas tocas seguras, que são de difícil acesso para predadores e lhes permite viver protegidos.