Análise da NASA revelou que, nos próximos 30 anos, o nível do mar deverá aumentar pelo menos 15 centímetros em várias nações insulares do Pacífico
Uma nova análise da NASA revelou que, nos próximos 30 anos, o nível do mar deverá aumentar pelo menos 15 centímetros em várias nações insulares do Pacífico, independentemente dos esforços para reduzir as emissões de gases de efeito estufa.
Segundo comunicado, os pesquisadores projetaram diferentes cenários para países como Tuvalu, Kiribati, Fiji e Nauru, e descobriram que algumas áreas podem sofrer inundações localizadas várias vezes ao ano, enquanto outras podem ficar submersas por até seis meses.
Cerca de um bilhão de pessoas em todo o mundo vivem em áreas costeiras de baixa altitude, cada vez mais suscetíveis a tempestades, erosão e inundações, repercute a AFP.
Mesmo no cenário mais otimista, com o aquecimento global limitado a 1,5 graus Celsius acima dos níveis pré-industriais, o nível do mar ainda deverá aumentar 23 centímetros até 2054, apontou a NASA.
Em comunicado, o pesquisador Ben Hamlington, da NASA, observou que o aumento do nível do mar varia por região, mas as projeções para o Pacífico foram notavelmente consistentes; até 2100, a previsão é de que os níveis do mar aumentem em até 70 centímetros nas ilhas.
Os dados utilizados foram baseados em informações sobre inundações e previsões climáticas. No entanto, Hamlington ressaltou a necessidade de mais dados locais para melhorar a precisão das projeções e permitir que as comunidades se preparem adequadamente, repercute O Globo.