A versão restaurada de 'Eunice, Clarice, Thereza' (1979) estará disponível gratuitamente no site da plataforma Cinelimite
Gabriel Marin de Oliveira, sob supervisão de Thiago Lincolins Publicado em 06/03/2025, às 19h30 - Atualizado em 14/03/2025, às 09h02
O Cinelimite e o diretor Joatan Vilela Berbel se uniram para apresentar uma nova versão digital restaurada do documentário histórico "Eunice, Clarice, Thereza" (1979). A produção reúne depoimentos marcantes de Eunice Paiva, Clarice Herzog e Thereza Fiel, três viúvas de presos políticos durante a ditadura militar.
'Eunice, Clarice, Thereza', gravado durante a ditadura militar, é um documentário de impacto. Ao reunir os relatos marcantes e objetivos de Eunice Paiva, Clarice Herzog e Thereza Fiel, viúvas de presos políticos, o filme traz à tona a memória da repressão sob uma perspectiva íntima e dolorosa.
Exibido em meio à censura dos Anos de Chumbo, em sindicatos, cineclubes e movimentos sociais, o documentário desempenhou um papel crucial na mobilização contra a ditadura nos seus anos finais.
A partir de uma cópia combinada preservada no Arquivo Nacional do Rio de Janeiro, o filme foi digitalizado em 2K. A versão original apresentava desbotamento da cor azul e sujeira, que foram minuciosamente corrigidos sob a supervisão do diretor, resultando na atual versão digital de um documento de suma importância.
Ver essa foto no Instagram
A Cinelimite disponibilizará o filme gratuitamente em seu site, entre os dias 24 de março e 7 de abril.