Produzida pela CBN e disponível no Globoplay, a obra teve acesso a mais de 300 horas de áudios do jornalista Elio Gaspari, autor da renomada 'Coleção Ditadura'
Partindo do marco de 60 anos da intervenção militar no Brasil, iniciado em 31 de março de 1964, o podcast ‘A Ditadura Recontada’ chega ao Globoplay e às plataformas de áudio nesta quinta-feira, dia 28.
Com apresentação da jornalista Nadedja Calado e co-narração da pesquisadora Helena Dias, o podcast Original Globoplay, produzido pela CBN, é inspirado nos cinco volumes da ‘Coleção Ditadura’ e no acervo de quase 300 horas de gravações históricas de Elio Gaspari, com áudios inéditos que narram os principais eventos e bastidores do período.
Idealizado e concebido por Pedro Dias Leite, diretor de jornalismo da CBN, e pelo jornalista Plínio Fraga, o áudio documentário tem seis episódios publicados semanalmente. A chefia de produção e gravação coube a Thiago Barbosa, gerente de produtos digitais da CBN.
"O trabalho do Gaspari levou 40 anos para estar completo. É um mergulho profundo em documentos, fotos, bilhetes, notas, atas de quem viveu aquela época, assim como relatos pessoais e íntimos como os áudios do ex-presidente Geisel", conta Helena. "Tentamos que cada episódio narrasse e contextualizasse os momentos históricos, sem prescindir do olhar crítico do Elio. Às vezes surpreendentes, em outros momentos descontraídos, mas sobretudo reveladores de personagens e situações que ocorreram na longa noite da ditadura brasileira", complementa Plínio.
O primeiro episódio contextualiza o clima vivenciado no país nos anos que antecederam o golpe, com radicalismos partidários e os efeitos que levaram à deflagração do movimento, com especial destaque a áudios que rememoram as avaliações nos bastidores e as ambições das principais lideranças.
"O podcast traz fatos fundamentais para a compreensão da ditadura e reconta pontos cruciais daqueles anos sombrios – do golpe ao AI-5, da tortura e extermínio à abertura que trouxe o Brasil de volta à democracia", diz Thiago Barbosa, coordenador-geral da produção.
A obra também retrata as divisões entre os militares desde o início do golpe, a anarquia nos quartéis e nos porões, além das descobertas que levaram à ascensão e à queda da ditadura.
"O ouvinte vai ter acesso aos detalhes de histórias que, em alguma medida, já conhecemos, como o golpe em si, a morte de Vladimir Herzog, a Guerrilha do Araguaia e a reabertura. Contudo, vai conhecer novos fatos, que ajudam a explicar como foi a época, e principalmente, vão entrar na intimidade dos militares e na verdadeira dimensão do que aconteceu e de suas responsabilidades", detalha a apresentadora Nadedja Calado.
"Uma das preciosidades da série em áudio é uma conversa de Ernesto Geisel com seu futuro ministro do Exército, Dale Coutinho, de 50 anos atrás, em que eles falam abertamente sobre tudo: da execução de guerrilheiros e opositores da ditadura já capturados e rendidos, e como achavam que era isso mesmo que tinha de ser feito, à importância do AI-5 para não perder o controle do regime", destaca Pedro Dias Leite, diretor de jornalismo da CBN.
“A Ditadura Recontada” está disponível de forma gratuita no Globoplay e nas plataformas de áudio. Para ouvir o primeiro episódio, clique aqui.