Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / EUA

Congressista revela passagem secreta sob assoalho do Capitólio, nos EUA

Vídeo viral publicado por congressista mostra passagem que teria sido usada por soldados britânicos durante a invasão de Washington em 1814

por Giovanna Gomes
[email protected]

Publicado em 12/05/2025, às 07h26

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Passagem secreta foi revelada por congressista - Divulgação/RepTimMooreNC
Passagem secreta foi revelada por congressista - Divulgação/RepTimMooreNC

Um túnel secreto, escondido sob as tábuas do assoalho do Capitólio dos Estados Unidos, foi revelado em um vídeo viral publicado pelo congressista Tim Moore (R-NC). A entrada da passagem fica na Sala Lincoln — local que já serviu como correios da Câmara durante a presidência de Abraham Lincoln — e, segundo lendas, teria sido usada por soldados britânicos durante a invasão de Washington em 1814, na Guerra de 1812.

Moore, entusiasmado, mostrou a tampa de madeira sendo levantada para revelar a antiga escadaria. "A construção começou em 1700, e há todos os tipos de pequenas passagens escondidas", disse ele no vídeo publicado em sua conta na plataforma X.

"Como você viu, acabei de puxar essa tampa para cima e você pode ver. Você pode ver que há uma passagem. Eram escadas antigas que costumavam estar aqui, mas estavam fechadas", contou.

De acordo com o New York Post, o túnel leva para fora do edifício do Capitólio, que teve sua pedra fundamental lançada por George Washington em 1793 e foi concluído somente em 1826. Em seus primórdios, a Câmara se reunia ao lado da Sala Lincoln, no atual Statuary Hall, hoje repleto de estátuas de figuras históricas americanas.

Segundo Moore, os soldados britânicos teriam usado a passagem para invadir o edifício durante o ataque de 1814 — embora ele mesmo admita que não pode confirmar essa informação com certeza.

Assinaturas

Além da curiosa estrutura, a escadaria revelou marcas de quem já passou por ali: assinaturas inscritas nas paredes, provavelmente de legisladores e visitantes que quiseram deixar seu nome registrado na história.

Moore comentou ainda que a Sala Lincoln é um dos seus locais favoritos para mostrar em passeios pelo complexo legislativo, mencionando que Lincoln costumava ler cartas ali, perto da lareira.