Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Arqueologia

Coleção rara de calçados e tecidos dos séculos 16 a 17 é encontrada na Polônia

A descoberta foi feita durante obras de uma construção de um novo estúdio de cinema, e no local muitos itens históricos foram encontrados; veja mais!

por Isabelly de Lima

Publicado em 07/05/2024, às 11h02

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Itens encontrados na Polônia - Reprodução / Tytus Żmijewski
Itens encontrados na Polônia - Reprodução / Tytus Żmijewski

Durante escavações em Toruń, na Polônia, arqueólogos desenterraram uma coleção única de tecidos e calçados datados dos séculos 16 a 17.

Essa descoberta surgiu durante as obras de construção de um novo estúdio de cinema na cidade, revelando sapatos bem preservados, tecidos de seda, pedaços de vestidos plissados e crisopídeos adornados com motivos florais.

De acordo com os especialistas, esta é a maior coleção já encontrada na Europa desses artefatos do período mencionado. Em estudos anteriores, tecidos de seda eram encontrados principalmente em criptas e túmulos de igrejas, mas em fragmentos pequenos e raramente bem preservados.

A quantidade de objetos em bom estado agora descobertos sugere que um sapateiro ou alfaiate, ou até ambos, poderiam ter operado nas proximidades do local da escavação, segundo o Heritage Daily.

Localidade histórica

Toruń é uma das cidades mais antigas da Polônia, com uma história que remonta ao século 8 d.C. Ao longo dos séculos, foi habitada por pessoas de diversas origens e religiões, crescendo como um importante centro comercial na Liga Hanseática.

Esta liga, que era uma rede de guildas mercantis e cidades comerciais na Europa Central e do Norte, dominava o comércio marítimo nos mares do Norte e Báltico durante seu auge, estabelecendo postos comerciais em várias localidades europeias.

O arqueólogo Mariusz Ciszak destacou ao portal da PAP: “Toruń tinha extensos contatos em toda a Europa. Vários tipos de produtos de chifre, produtos de metal, cerâmica, tecidos e couro confirmam a produção de alta classe dos artesãos de Toruń e os extensos contatos comerciais. Esta cidade ligava o Oriente ao Ocidente, era o centro da vida económica e política da Comunidade Polaco-Lituana naquela época”.

Ele enfatizou que os tecidos e calçados descobertos ressaltam o papel significativo que Toruń desempenhou como uma das principais cidades da Liga Hanseática.