Obra “As Leis” apresenta um pensamento filosófico profundo sobre um Estado livre e racional
Em abril deste ano, chega às livrarias brasileiras a última obra de Platão, “As Leis”, pela Editora Edipro. Publicado originalmente em 437 a.C., o livro foi escrito em forma de diálogo entre os personagens, Ateniense e Clínias.
Discípulo de Sócratese pupilo de Aristóteles, Platão foi um grande filósofo e matemático que viveu durante a Grécia Antiga. O pensador foi responsável por fundar a primeira instituição de educação superior do mundo ocidental, a Academia em Atenas.
Em seus estudos, o autor abordou diversos temas que até hoje são estudados pela sociedade contemporânea, como ética, política, metafísica e a teoria do conhecimento.
Na obra “As Leis”, o estudioso aborda uma série de recomendações que um legislador deve impor aos cidadãos. Por meio dos memoráveis diálogos entre Ateniense e Clínias, Platão busca apresentar um modelo ideal de governo, tanto monárquico quanto democrático.
"Certamente o acesso a esse texto abrirá novas perspectivas de pesquisa e reflexão, e deverá ser mais um estímulo para a busca de uma organização política que conjugue a procura da ordem, expressa em forma de leis, com o respeito pelos valores espirituais e pelas necessidades naturais inerentes à condição humana, tudo isso subordinado à exigência eterna e permanente de busca da Justiça", trecho retirado da página 10 da obra.
Segundo o matemático, o modelo perfeito inclui um Estado livre, racional e “amigo” de si mesmo. Utilizando um pensamento filosófico profundo, esta obra é essencial para estudiosos de diversas áreas das ciências humanas.
Às margens do texto desta edição, é possível encontrar, ainda, um referencial de 1578, publicado por Stephanus. O clássico da Editora Edipro também conta com dados biográficos e cronológicos sobre a vida de Platão e sua obra.
Disponível em pré-venda no site da Amazon, a nova edição é composta por doze livros e conta com a ilustre tradução de Edson Bini, prefácio do jurista e professor Dalmo de Abreu Dallari e posfácio de Alfred Weber.
+Saiba mais sobre esta e outras obras relacionadas ao tema disponíveis na Amazon:
As Leis, de Platão (2021) - https://amzn.to/3cpfZmA
OU—OU: Um Fragmento de Vida, de Søren Kierkegaard (1843) - https://amzn.to/31qiJbX
O Mito de Sísifo, de Albert Camus (1942) - https://amzn.to/2MjKkXS
O Existencialismo é um Humanismo, de Jean-Paul Sartre (1946) - https://amzn.to/2OSWUPy
Assim falou Zaratustra, de Friedrich Nietzsche (2020) - https://amzn.to/2WsWd2N
Friedrich Nietzsche, de Friedrich Nietzsche (2016) - https://amzn.to/2T2E1e4
Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.
Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp
Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2yiDA7W